12 coisas importantes que seus olhos dizem sobre sua saúde e você ignora

Os nossos olhos emitem sinais importantes sobre vários problemas de saúde, confira!

Os nossos olhos, podem mostrar a existência de algo errado em nossa saúde, através de pequenos sinais, que podemos observar neles.

Eles são sensíveis e podem facilmente sofrer algum tipo de irritação, no entanto, é necessário estar alerta ao observar alguns sintomas.

PUBLICIDADE

1. Manchas brancas nas córneas

A presença de manchas brancas nas córneas são mais comuns de aparecer em pessoas que fazem uso de lentes de contato, mas, este é um sintoma que não pode ser descartado, ele pode apresentar uma infecção na córnea.

O problema pode até vir a ser desenvolvido pelas lentes de contato, estas pequenas lesões podem também ocasionar uma úlcera de córnea.
As pessoas que mais têm probabilidade de sofrer com este problema, são as que usam lentes de contato fora da validade e as que usam as lentes por um tempo muito extenso.

PUBLICIDADE

2. Círculo brando ao redor da íris dos olhos

O círculo branco ao redor da íris pode ser apenas um sinal de que o tempo está passando, pois representa a velhice e neste caso, não existe nenhum problema grave.

Agora, quando aparece em pessoas que ainda não pertencem a terceira idade, é um sinal de que sua saúde não está boa.

Este círculo pode estar indicando, que os seus níveis de colesterol e triglicérides estão acima das taxas normais, o que automaticamente aumenta as chances de sofrer um ataque cardíaco ou um derrame.

3. Olhos vermelhos

Existem várias causas normais para a vermelhidão nos olhos, tais como: Sono, excesso de trabalho, exposição ao vento ou ao sol.

O preocupante, é a presença de vermelhidão na região, repentinamente e sem motivos, caso ocorra, pode estar informando aumento da pressão intra-ocular, ou como é chamado, glaucoma.

Pode indicar também alta pressão intracraniana e diabetes.

4. Coceira e falta de lubrificação

Quando os olhos ficam secos, causam alguns desconfortos, como coceira e a fricção dos olhos, prejudica a pele frágil em volta deles.

Com isto, a pele da pálpebra pode ficar flácida e também facilita a presença de rugas. Sem dizer que aumenta o efeito de sequidão causado pelo ar.
O mais comum é que isto aconteça devido a uma alergia sazonal, mas, fique atento, pois apresentar olhos excessivamente secos com sensibilidade à luz, pode apresentar a síndrome de Sjögren, este é um raro distúrbio do sistema imunológico.

5. Manchas incolores na frente dos olhos

Estes pontinhos flutuantes, podem ser vistos por qualquer pessoa, ao olhar para o céu, para a neve ou até mesmo para uma parede branca muito iluminada, o que não é normal, é que isto aconteça frequentemente e com grande quantidade de pontinhos, caso ocorra pode ser devido a uma ruptura ou ao distanciamento da retira.

6. Vermelhidão e inchaço

Estes sintomas podem acontecer por conta da fadiga causada pelas por poucas horas de sono e geralmente eles são confundidos com sintomas de infecção.

Estes sinais também são comuns em pessoas que fazem uso de colírios branqueadores, fica o alerta, o uso prolongado podes er muito prejudicial para a saúde.

7. Ponto amarelo próximo a íris dos olhos

Está mancha amarela ou inchaço na região branca dos olhos, é conhecido como pinguécula, pode ser um sintoma que indica o envelhecimento da conjuntiva. Estas manchas são mais comuns em pessoas com idade avançada.

Elas também podem ser provocadas pelos raios UV, ou seja, pessoas que passam muito tempo expostos ao sol têm mais chances de ter pinguéculas, que também podem surgir através de uma irritação sistemática por causa do vento, fumaça ou da poeira.

A boa notícia, é que esta mancha pinguécula, não representa nenhum dano nas vistas.

8. Lacrimejar

Por mais estranho que pareça, a presença de lágrimas involuntárias, representam a sequidão ocular, é como se o olho tentasse suprir a falta de lubrificação natural dos olhos.
Normalmente, afeta pessoas que ficam grande parte do tempo em computadores e assistindo televisão.

Outro fator importante a ser observado, é lagrimejar e ter dificuldade para fechar o olho, que indica uma paralisia facial, que afeta o nervo responsável pela musculatura do rosto

9. Pontinhos escuros em fundo de linhas onduladas brilhantes e trémulas

Este pode ser um sinal de que a circulação cerebral não está boa. Porém, normalmente estes pontos podem ser observados, devido a opacidade do humor vítreo.

Este também é um sintoma de que a idade está se avançando, mas, também pode indicar problemas de saúde como: distúrbio no metabolismo, distúrbio vascular, diabetes e pode acontecer em pessoas que estão fazendo dieta.

10. Algo desaparece no campo visual

Às vezes você pode notar que algo vai sumindo em algumas partes do campo visual, isto representa uma enxaqueca ocular, que pode acontecer juntamente com dores de cabeça, motivada pelo distúrbio circulatório cerebral.

Embora ela aconteça, não coloca sua saúde em risco e também não existem causas e tratamentos para a enxaqueca ocular.

11. Visão turva

Engana-se quem acredita que este seja um sintoma apenas de alguém que está precisando usar óculos. Este sinal pode indicar que você tem diabetes.

Quando acontece acompanhada por brilhos e halos em volta de focos de luz, pode ser sinal de catarata.

12. Região branca dos olhos totalmente amarela

Estes sintomas muitas vezes indicam problemas no fígado e dos ductos biliares. A cor amarela da parte branca dos olhos, também é o principal sinal de hepatite.

É importante destacar, que ao observar qualquer tipo de anormalidade em seus olhos, qualquer um destes ou de outros sintomas, procure ajuda de um profissional especializado.

Muitas vezes ignoramos os pequenos sinais que o nosso corpo emite de que algo não está bem em nossa saúde, e vamos deixando de lado, isto pode trazer consequências graves para o nosso futuro.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]