No Brasil foram registrados 13,5 mil casos de sarampo. Dados do boletim epidemiológico se referem a esse balancete ate novembro do ano passado.
Os estados de São Paulo e Parana lideram o numero de casos mais abundantes segundo o Ministerio da Saúde. São referentes aos casos notificados ate o final de novembro.
Foram registradas ao todo 15 mortes no país. Em todo território nacional, o Brasil possui 57.561 mil casos suspeitos de sarampo mas a quantidade de números confirmados se refere a 23% de casos.
A maioria das mortes confirmadas foram registradas no estado de São Paulo, das 15, quatorze pessoas morreram na capital paulista.
O ministério da saúde informa que as pessoas precisam se vacinas, pois essa e a única medida preventiva contra o sarampo.
As pessoas que não tomaram as duas doses na adolescência ou na infância deve procurar um posto de atendimento, levar seu cartão de vacina e solicitar a administração da mesma.
E para aqueles que não tiverem a certeza de ter tomado a vacina durante esse período, poderá tomar uma dose extra.
No ano de 2018, mais de 140 mil pessoas foram mortas decorrente da doença de sarampo no mundo, esses dados foram informados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o Ministerio da saúde, já foram identificados a circulação do vírus do sarampo em 17 unidades da federação.
No Paraná foram confirmados 429, lembrando que esse numero se refere aos casos do ano passado. Os municípios não tem atingido a meta de vacinação na população.
A vacinação e uma imunização contra a doença, ela funciona de uma forma que seu corpo crie uma defesa contra o vírus do sarampo, em caso de contagio não será de uma forma tão severa.
A vacinação e totalmente gratuita em unidades de saúde, que por sua vez, existem em todos os bairros das cidades.
Via: g1.globo.com