A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, a SUDEC, recentemente trouxe a confirmação de que 299.360 pessoas foram atingidas ou mesmo prejudicadas em decorrência das fortes chuvas que vem afligindo a região sul da Bahia desde o dia 29 do mês de novembro.
A informação foi repassada e disponibilizada pelo órgão neste último domingo, dia 19, que informou também um total de 14 mortes e 276 feridos nos municípios que foram afetados.
Ao todo, cerca de 4.453 pessoas estão em situação de desabrigo e outras 15.483 foram desalojadas pelas fortes chuvas. Há uma semana, especificamente no dia 13 de dezembro, o governo do estado havia decretado situação de alerta em 51 municípios na região. As situações estão mais graves nas cidades de Jucuruçu, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itagimirim.
A previsão é de que a chuva continue durante a semana em Itamaraju, município que também foi seriamente atingido pelas fortes chuvas. A SUDEC, em parceria com a prefeitura da cidade estão averiguando todas as residências.
Com o intuito de ajudar as famílias que foram atingidas pela chuva, o Corpo de Bombeiros realizou a entrega de diversas cestas básicas, fraldas, água e roupas.
Um helicóptero do GRAER, grupamento aéreo da polícia militar, está sendo utilizado para a distribuição de suprimentos para comunidades de difícil acesso.
Um comboio que contava com cinco caminhões e dois carros-pipa da Marinha brasileira, começou, nesta segunda-feira (20), o procedimento do transporte de cerca de 20 toneladas de produtos como alimentos, roupas, mantimentos e outros, os quais foram arrecadados em Salvador e são destinados para as famílias que vem sofrendo com as chuvas.
Via: g1.globo.com