Quem não gosta de uma boa caipirinha, não é mesmo?! Que tal descobrir como esta famosa bebida chegou ao Brasil? Veja:
Todos já devem ter ouvido falar da pandemia da Gripe Espanhola em algum momento, certo? No ano de 1918 a pandemia de Gripe Espanhola levava muito pânico ao mundo, bem semelhante ao momento em que estamos vivendo agora.
Na época da Gripe Espanhola, no Brasil, em meio à demora das autoridades para tomar providências e reagir ao surto, algumas pessoas começaram a oferecer receitas caseiras para combater a doença, como solução para o problema na época.
Entre estas receitas caseiras da época, uma destas receitas ficou muito popular e ganhou o gosto dos brasileiros. A receita inclui limão, mel, alho e um pouco de álcool. Parece uma receita familiar? Isso mesmo, esta receita é a base para a criação da nossa famosa caipirinha.
O IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça tem uma versão sobre uma das inúmeras histórias a respeito da origem do famoso drink, mostrando que esta foi a origem dele. Após a criação do “remédio”, versões da bebida começaram a surgir sem o alho, substituindo o mel por açúcar em tempo de uma cultura canavieira muito forte no Brasil.
Falando do surgimento desta famosa bebida no Brasil, outras versões da história falam dela como uma bebida típica do interior do país, por isso o nome de “caipirinha”.
Ainda com relação ao nome, existem também outras teorias e histórias que falam que a mistura de álcool foi uma ideia do povo do interior para “facilitar” o uso de limão na cura e tratamento de gripes comuns, bem comuns na época e até hoje em dia, muitas pessoas ainda utilizam este método.
Qual será a verdadeira origem da famosa caipirinha? Isso ainda não conseguimos saber ao certo! De toda forma, uma coisa é fato: pelo menos na pandemia atual, nesse momento de quarentena e isolamento social, podemos beber uma desse famoso drink 100% brasileiro.