Especialistas afirmam que diante do número de mortes por Covid-19 a pandemia está crescendo de forma acelerada no país, os especialistas afirmam que a cada morte cerca de 6 a 10 pessoas são afetadas de uma forma grande pela dor e pelo luto e isso acontece com pessoas próximas como familiares e amigos.
O impacto da pandemia é mais abrangente do que os números oficiais, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde o Brasil está registrando um número alto de 5,9 mil mortos pela doença até na última sexta-feira, além de 83,3 mil casos confirmados da doença em todo o país.
As características das mortes por Covid-19 acabam complicando a recuperação emocional dos familiares e amigos depois da perda. A alta transmissibilidade do vírus faz que seja muito comum que em uma família tenha mais de um infectado e a morte pode trazer medo e culpa para o que está doente.
A doença é caracterizada por um isolamento e morte solitária no hospital, o infectado não pode receber visitas e sequer se despedir de seus familiares. Depois da triste perda vem também outra fase, pois o enterro sem o ritual da despedida, sem os abraços e o apoio das pessoas próximas também agrava ainda mais a situação tornando-a dolorosa a um ponto quase que insuportável.
Por causa do isolamento o enlutado tem que sofrer a dor do luto sozinho em casa sem apoio, sem amigos.
Os profissionais de saúde também estão sendo atingidos grandemente por que presenciar diversas mortes pode causar a eles um sentimento de incapacidade de resposta. Enquanto o doente com Covid-19 morre no hospital a família morre em casa doente emocionalmente e muitos se sentem até culpados por terem sobrevivido.
Uma situação surreal, triste e que tem levado as pessoas ao desespero em muitos locais do mundo.
Via: g1.globo.com