A Reforma da Previdência troca dia de contribuição por mês, essa nova regra pode facilitar a aposentadoria

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://agora.folha.uol.com.br/grana/2020/07/nova-contagem-de-tempo-do-inss-pode-facilitar-aposentadoria.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

A reforma da Previdência foi publicada na última quarta-feira(1º), regulamentando o novo processo da aposentadoria, a nova regra facilita o cidadão se aposentar por tempo, porque o recolhimento do INSS não importa o valor conta como um mês de contribuição, mesmo que a pessoa tenha trabalhado um dia apenas.

Mas também o decreto impede o benefício para quem perde o emprego e para risco de saúde, essa nova reforma de contar o tempo foi alterada, nessa nova Previdência a contagem passou em vez de dias, para meses, se um trabalhador contribui 5 ou 10 dias, vão ser contados como um mês de contribuição.

PUBLICIDADE

Já as aposentadorias por tempo especial, que antecipam aposentadoria, como por exemplo o trabalhador que atua em um ambiente cancerígeno, ele terá que provar para previdência que os equipamentos que ele usa não o protege de ter a doença, é o caso do frentista de posto, o mecânico, o que trabalha na indústria, eles terão que provar que os equipamentos de proteção não os protegem.

Se o empregado é demitido no dia 5 será contado como um mês de contribuição, com relação ao tempo especial todos aqueles que estão expostos a ambientes que prejudique a saúde, terão que provar para obter uma aposentadoria antecipada.

PUBLICIDADE

Também o afastamento por acidente na nova lei da Previdência, deixa de ser contado o tempo especial, é como se a contagem parasse, significa que a partir da nova previdência, quem está recebendo o auxílio-doença pode continuar contribuindo com a previdência, para que seu tempo de aposentadoria seja contado normalmente.

Se o valor mínimo exigido não for pago, não será contado também o tempo do contribuinte, não servirá para manutenção do segurado, por exemplo se o contribuinte ganha 500 ou r$ 600 e contribuir de acordo com esse valor, ele terá que contribuir dois meses para pagar um, se não o tempo pago não servirá para a manutenção do segurado.

Por um lado a nova previdência tem auxiliado o segurado que aposenta por tempo, mas por outro se aposentar por doença ou acidente, vai ficar mais difícil.

 

Escrito por Marcos Antonio Martins

Marcos Martins, é mineiro da gema, nasceu no dia 30 de abril 1975, tem dois filhos lindos que não sabe se parece com ele ou com sua esposa, é cheio de defeitos, mas as qualidades são perceptíveis.