Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, declarada nesta terça-feira dia 9, as pessoas assintomáticas podem transmitir o novo coronavírus, mas ainda não se tem informações concretas da dimensão desses casos.
A informação veio depois que a líder de programa de emergência Maria Van, afirmou que os pacientes que não têm sintomas da doença, podem transmitir para outros pacientes, segundo a informação da Organização Mundial de Saúde, que estão absolutamente convencidos que é possível uma pessoa assintomática está também transmitindo vírus.
Não se sabe quanto tempo dura essa transmissão do vírus, Maria foi criticada nas redes sociais e ela usou a próprias redes sociais para fazer uma esclarecimento à população, ela postou uma guia da Organização Mundial de Saúde sobre a recomendação do uso de máscaras para se proteger contra a covid19.
Nessas informações mostra um estudo já realizado sobre a transmissão do coronavírus, no estudo mostra a transmissão de indivíduos assintomáticos pois não tem como rastrear os infectados, os assintomáticos tem menos chance de transmitir o vírus do que aqueles que desenvolvem os sintomas.
De acordo com a chefe de emergência, eles estão rastreando os casos assintomáticos, de acordo com ela muitos tiveram sintomas leves e não desenvolveram falta de ar, febre, ou dores, disse que muitas pessoas são assintomáticos mas são positivas para covid19.
Esses casos devem ser monitorados, mas Maria enfatizou que é importante se priorizar o sintomático, pois é a partir dele que é possível reduzir a transmissão do vírus.
De acordo com estudiosos, o país precisa fornecer os dados corretos da pandemia, para que a população esteja ciente de quantas pessoas estão sendo contaminada, a população precisa entender que o vírus está presente e possam intender que correm risco, então passam seguir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, com o uso de máscaras, higienização e o distanciamento social.
Via: g1.globo.com