Afirma OMS que assintomáticos transmitem o novo coronavírus

'Absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo', afirma organização após representante dizer nesta segunda que esse tipo de contágio 'parece ser raro'.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, declarada nesta terça-feira dia 9, as pessoas assintomáticas podem transmitir o novo coronavírus, mas ainda não se tem informações concretas da dimensão desses casos.

A informação veio depois que a líder de programa de emergência Maria Van, afirmou que os pacientes que não têm sintomas da doença, podem transmitir para outros pacientes, segundo a informação da Organização Mundial de Saúde, que estão absolutamente convencidos que é possível uma pessoa assintomática está também transmitindo vírus.

PUBLICIDADE

Não se sabe quanto tempo dura essa transmissão do vírus, Maria foi criticada nas redes sociais e ela usou a próprias redes sociais para fazer uma esclarecimento à população, ela postou uma guia da Organização Mundial de Saúde sobre a recomendação do uso de máscaras para se proteger contra a covid19.

Nessas informações mostra um estudo já realizado sobre a transmissão do coronavírus, no estudo mostra a transmissão de indivíduos assintomáticos pois não tem como rastrear os infectados, os assintomáticos tem menos chance de transmitir o vírus do que aqueles que desenvolvem os sintomas.

PUBLICIDADE

De acordo com a chefe de emergência, eles estão rastreando os casos assintomáticos, de acordo com ela muitos tiveram sintomas leves e não desenvolveram falta de ar, febre, ou dores, disse que muitas pessoas são assintomáticos mas são positivas para covid19.

Esses casos devem ser monitorados, mas Maria enfatizou que é importante se priorizar o sintomático, pois é a partir dele que é possível reduzir a transmissão do vírus.

De acordo com estudiosos, o país precisa fornecer os dados corretos da pandemia, para que a população esteja ciente de quantas pessoas estão sendo contaminada, a população precisa entender que o vírus está presente e possam intender que correm risco, então passam seguir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, com o uso de máscaras, higienização e o distanciamento social.

 

Escrito por Marcos Antonio Martins

Marcos Martins, é mineiro da gema, nasceu no dia 30 de abril 1975, tem dois filhos lindos que não sabe se parece com ele ou com sua esposa, é cheio de defeitos, mas as qualidades são perceptíveis.