A base militar do Estados Unidos, localizada no Quênia, foi atacada por Al-Shabab neste domingo. A notícia foi confirmada pela AFRICOM (Comando dos Estados Unidos para a África).
O comando americano registrou apenas danos à infraestrutura, carros, naves e tanques de combustíveis. Não ouve informações sofre vítimas entre os soldados, mas Reuters diz que pelo menos 4 terroristas teriam sido mortos.
Segundo a agência, o ataque teria começado antes do dia amanhecer. Cerca de 150 funcionários estavam na base quando o ataque que durou 4 horas teve início.
O major-general do exercício dos EUA disse que Al-Shabab é uma organização terrorista brutal.
“É um afiliado da Al-Qaeda que procura estabelecer um território islâmico autogovernado no leste da África, remover a influência e os ideais ocidentais da região e promover sua agenda jihadista. A presença dos EUA na África é extremamente importante para os esforços de combate ao terrorismo”, completou o general.
Após um tempo, o comunicador da AFRICOM disse que o campo de pouso está limpo mas que ainda está em processo de ser totalmente seguro.
As Forças Armadas acusam o grupo terrorista de falsas informações após eles afirmarem que 17 norte-americano e 9 quenianos haviam sido mortos.
Apesar deste ataque ter ocorrido dias depois do ataque dos Estados Unidos contra o Irã, que matou o Qassem Soleimani, no Iraque, acredita-se que os atentados não tenha nenhum tipo de ligação entre si. Até porque se tratam de organizações diferentes.
Um porta-voz do Al-Shabab, negou qualquer tipo de relação entre o ataque dos EUA e este de agora.
Apesar de tudo, todos estão em alerta, pois a qualquer momento pode ocorrer novamente outro ataque. E cada vez o estrago pode ser maior, e realmente começar algo maior.
E você, o que pensa sobre tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário.
Via: g1.globo.com