Foi confirmada nessa quarta, 29 pelo Ministério da Saúde nove casos que são suspeitos do vírus coronavírus. Sendo 3 em São Paulo, 2 em Santa Catarina, 1 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 1 no Paraná e 1 no Ceará.
Mas o que é o coronavírus?
A doença pode ter surgido durante o preparo da “sopa de morcego”‘ um prato que os chineses amam, e que aqui no Brasil causa arrepios né?
É o que indica os estudos que foram divulgados, pratos com morcegos ou até cobras que são predadores do morcego, pesquisadores buscam provas de que esses animais sejam hospedeiros do vírus, antes da transmissão de humano para humano.
O coronavírus começou a circular em 2019, ele é da mesma família do vírus MERS do Oriente Médio, que causou 858 mortes em 2012, a doença atual é parecida com a SARS que em 2002 à 2003 matou mais 800 pessoas a maioria na China.
O epicentro da doença é a cidade de Whuhan na China, lá a venda ilegal de animais como cobras e morcegos é muito comum. Medidas de emergência extremas foram tomadas pelos Chineses, na cidade está sendo construído um hospital só para atender à população infectada pelo coronavírus.
No Brasil, os aeroportos estão tendo uma fiscalização ainda maior, todos os passageiros que vierem da China serão submetidos à exames.
Os sintomas do vírus são parecidos como de uma gripe normal.
– febre
– tosse
– dor no peito
– dificuldade para respirar
Em casos graves o vírus provoca pneumonia e insuficiência renal.
A transmissão do vírus é por contato com secreção. (Aperto de mão, tosse, espirro)
Cuidados que podemos tomar;
– mãos sempre limpas
– evitar contato com olhos, boca e nariz
– evitar viajar para locais de circulação do vírus
Ainda não há informações se haverá alguma interferência aqui no Brasil, um assunto comentado nas reuniões do Ministério da Saúde é o carnaval.
Via: g1.globo.com