A invenção que virou uma febre entre as crianças e adolescentes, principalmente pelo fato do brinquedo poder ser fabricado em casa, por elas mesmas. O slime, é basicamente uma massa colorida, gosmenta e depois de pronta é manuseada pelas mãos de crianças e adolescentes.
Nesta semana uma mãe publicou em seu perfil nas redes sociais uma importante alerta. Cris Pagano, é a mãe de Valentina, que ficou internada durante uma semana com quadro de gastroenterite.
No entanto, após uma profunda investigação, foi constatado que a criança, na verdade, teve um envenenamento por borax, componente usado para a produção da massinha em questão.
O bórax ou Borato de Sódio, é uma substancia alcalina, vendida em pó, facilmente por sites na internet, geralmente os vendedores anunciam o produto como ativador de Slime.
Mas o que poucas pessoas sabem é que ele é um produto tóxico e pode causar complicações como, náusea, vômitos, diarreia ou irritação no trato respiratório.Em contato com a pele pode causar, prurido, vermelhidão e dor. A orientação, segundo pediatras é de que os pais só deixem as crianças brincarem com o slime, após os seis anos de idade e feitos com produtos não tóxicos. Como a receita abaixo, veja!
Receita de slime sem o bórax
- 1 xícara das de chá de cola branca
- 1 xícara das de chá de espuma de barbear
- 1 vasilha para misturar os ingredientes
- Água boricada
- Tinta guache ou corante para decorar
Como preparar:
primeiro coloque a cola na vasilha, junte a espuma de barbear, misture até formar uma massa homogênea, agora, com a ajuda de um conta gotas, acrescente a água boricada e continue misturando. Lembre-se de não colocar muita água boricada para não perder o ponto.
A massa ficará pegajosa quando a água boricada for absorvida, assim a meleca estará no ponto de uso. É importante lembrar que após o uso, as mãos devem ser lavadas com água corrente e deve-se usar protetor solar ou hidratante para as mãos.