Alerta! Zumbido no ouvido pode ser sinal de doenças graves causadas também por excesso de café

Alguns casos de zumbido no ouvido precisam ser investigado por um especialista, para ter um diagnóstico mais preciso.

De acordo com um pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com esse tipo de problema no ouvido.

Segundo os dados desta pesquisa, as pessoas que são mais atingidas por esse problema também também sofrem com ansiedade e depressão.

PUBLICIDADE

Apesar do incomodo desse zumbido no ouvido, na maioria das vezes não representa nada muito grave, no entanto deve ficar sempre alerta e cada caso precisa ser investigado por um especialista para que possa ter um diagnóstico mais preciso.

Conheça algumas causas que podem está desencadeando o zumbido, saiba que tem diferentes formas de zumbido algumas delas são como: som de um apito; Barulho semelhante ao de uma cachoeira ou a uma cigarra; Chiado constante; Sensação de ouvido tapado.

PUBLICIDADE

Conheça algumas causas que podem está relacionadas ao zumbido no ouvido:

Sons altos

Ao ficar por um certo tempo exposto a sons muito altos como músicas nos fones de ouvidos ou em um show também pode causar zumbido temporários.

Normalmente as pessoas que trabalham diariamente com ou perto de britadeiras, motosserras ou outros equipamentos pesados ​​tem mais chances de sentir esse tipo de zumbido.

Tampão de cerume

Nada mais é que excesso de sujeira (cera) no ouvido que endurece no canal é criado um tampão que bloqueia o ouvido, além de causar um desconforto pode também causar o zumbido no ouvido.

Nesse caso é preciso procurar um médico para que possa desentupir o ouvido, tirando todo esse tampão de cerume, pois pode ocorrer perda de audição progressiva.

Uso de medicação

Nesse caso é chamado de ototoxicidade (quando drogas podem causar danos nos ouvidos), além de causar o zumbido pode ocorrer também a perda auditiva. Veja alguns exemplos dessas medicações:

1- Doses muito grandes de aspirina, ou mais de 12 doses diárias por um período prolongado.
2- Medicamentos diuréticos, como a bumetanida.

3- Drogas antimaláricas, como a cloroquina.

4- Antibióticos que terminam em “-micina”, como eritromicina e gentamicina, por exemplo certas drogas contra o câncer, como a vincristina.

Diabetes

Nesse caso, para que evitar o zumbido deve-se manter o diabetes sempre controlado. Um nível muito alto de insulina pode também causar a perda de audição, pois prejudica os estímulos elétricos das vias neurais, que são responsáveis por enviar a informação do ouvido para o cérebro.

Infecções no ouvido médio

Mais conhecida como otite média, é causada quando os germes ficam presos dentro da tuba auditiva, é um pequeno tubo que vai do ouvido médio até a parte posterior da garganta. Normalmente isso ocorre quando a tuba auditiva fica obstruída por muco e são mais comuns em crianças do que em adultos, devido ao tamanho e forma da tuba auditiva de uma criança. Fique atento pois se o zumbido no ouvido estiver sendo causado por uma otite média, sintomas como esses também aparecerão:

1- Febre

2- Dor de ouvido

3- Perda de audição

4- Tontura e vertigem

Excesso de café

Muitas pessoas não conseguem começar o dia sem o famoso cafezinho, mas ele também pode ser a causa desse zumbido. Isso acontece porque o café uma substância estimulante, sendo assim a cafeína presente no café pode aumentar a intensidade da atividade das células auditivas, podendo ocorrer uma lesão e causando o zumbido.

Hipertensão

A hipertensão pode prejudicar a irrigação dos vasos sanguíneos do ouvido, por consequência, acaba não chegando nutrientes suficientes às células da região, que vai compensar a falta de estímulo auditivo com o zumbido. Nesse caso o tipo de zumbido é latejante, já que corresponde ao fluxo rítmico ou o som de “tum-tum” do batimento do coração.

Tumor cerebral

Esse sem dúvida é a pior causa. No caso de um tumor cerebral é causado quando o tecido tumoral afeta o nervo auditivo. A perda da audição é um dos primeiros sintomas acompanhado por barulhos no ouvido e também falta de equilíbrio.

O que fazer?

Se o problema persistir por 2 ou mais dias, é importante procurar ajuda de um otorrinolaringologista. Isso porque, o zumbido pode vir tanto de um simples resfriado, como também em consequência de um tumor auditivo, somente um especialista poderá dar o diagnóstico correto.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]