Uma criança de apenas dois anos está correndo risco de vida e precisa de um transplante de fígado após a dosagem errada de paracetamol para febre. O menino se chama Phu Tho, ele mora no Vietnã com seus pais e está hospitalizado em estado grave devido à auto-medicação feita pelos pais.
Os pais decidiram dar um antitérmico a criança depois que perceberam que o filho estava com febre, no entanto a dosagem foi muito maior do que a recomendada para uma criança de sua idade. Em 4 dias os pais deram a criança quatro doses de 500 mg de paracetamol e o menino teve uma overdose do medicamento.
A grande quantidade de paracetamol no organismo fez a criança sofrer uma overdose e os pais percebendo que o filho não estava bem o levaram para o hospital imediatamente, no entanto ao chegar à unidade hospitalar os médicos constataram que a criança já estava com quadro de acidose metabólica aguda, que é o excesso de acidez no sangue devido à grande quantidade de paracetamol.
Os médicos iniciaram o tratamento rapidamente na intenção de salvar a criança, no entanto após algumas tentativas o fígado do menino começou a dar sinais de que estaria falhando e ele precisava urgentemente de um transplante de fígado para sobreviver.
O médico que atendeu a criança disse que no ano passado aconteceu um caso semelhante, mas a criança não resistiu e veio a óbito por causa da overdose de paracetamol, por esse motivo o médico faz um alerta aos pais para que evitem a auto medicação em seus filhos e que procurem conversar com o médico para saber qual a quantidade dosagem correta de medicamento para idade da criança.
Nos casos dos medicamentos líquidos, use uma seringa para ter maior precisão quanto a dosagem correta.
Casos como esses são muito comuns e podem trazer consequências gravíssimas para a criança, mas não somente para as crianças, adultos também correm sérios riscos diante da automedicação que pode levar a pessoa a morte dependendo da dosagem errada do medicamento, ou deixa-la incapacitada pelo resto da vida.
O caso é muito sério, portanto cuide-se bem.
Via: meuestilo.r7.com