Na região de Goiânia, um grave acidente ocorreu na cidade de Mineiros, o que resultou na morte de um jovem de 18 anos e deixou outro ferido nesta última sexta-feira, dia 2 de maio.
A vítima fatal foi identificada pelo nome de Miguel Cortizo Martins, que foi arremessado para fora do veículo após o motorista perder o controle em uma curva e o carro sair da pista.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes de resgate encontraram os dois ocupantes fora do carro ao chegarem ao local. Miguel já estava sem sinais vitais, com múltiplas fraturas e traumatismo craniano. São lesões comuns, principalmente, se a pessoa não utilizar cinto de segurança.
O outro jovem, não identificado, foi levado a um hospital com fraturas no braço e ferimentos leves. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia no local, enquanto a Polícia Militar e o Samu atuaram no atendimento.
O boletim de ocorrência preliminar aponta que o condutor perdeu o controle do veículo em uma curva, mas as causas exatas ainda estão sob investigação.
Acidentes envolvendo perda de controle em curvas frequentemente estão ligados a causas como excesso de velocidade, falta de atenção (como uso de celular ao volante), condições adversas da pista (buracos, falta de sinalização) e falhas mecânicas (pneus carecas, problemas nos freios).
No Brasil, acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso reforça a importância do cinto de segurança, já que a ejeção do veículo multiplica o risco de fatalidade.
Mineiros, cidade com economia voltada ao agronegócio, possui vias movimentadas por caminhões e maquinários.
A combinação de estradas esburacadas, tráfego intenso e comportamentos de risco (como ultrapassagens perigosas) contribui para a alta de acidentes na região.
A polícia analisará imagens de câmeras locais, condições do veículo e resultados de exames toxicológicos para determinar responsabilidades. Enquanto isso, familiares e amigos de Miguel se despedem nas redes sociais.