Atenção aos sinais vermelhos que surgem no seu corpo

Algumas pessoas possuem pontinhos vermelhos em sua pele e naturalmente se assustam pensando que pode ser alguma doença grave. Na verdade, esses pontinhos se parecem pintas vermelhas e são inofensivas. E muitas vezes por falta de informação acabam nos trazendo preocupação. Nessa matéria vamos explicar um pouco melhor sobre essas manchas para que você entenda se há algum motivo para se preocupar ou não.

Se você tem sinais ou pintas vermelhas no corpo, com certeza já se perguntou se elas são perigosas para a sua saúde. Pessoas têm diferentes marcas em sua pele, algumas mais visíveis do que outras. Algumas são manchas naturais, de nascença e que normalmente não significam nenhum perigo para a saúde, porém existem outros tipos de machas que são motivo de preocupação. Saiba se esse é um deles.

O que exatamente são esses sinais vermelhos?

Especialistas chamam esses sinais vermelhos de “nevus ruby” e geralmente aparecem no peito, colo e nos braços, e é mais comum em pessoas com mais de quarenta anos, mas também podem surgir na fase da adolescência.

Esses pequenos pontos são dilatações capilares que podem acontecem por causa de uma falha no sistema vascular. Eles costumam aparecer em diversas partes do corpo ou em apenas alguma área específica. Já nesses casos é preciso uma atenção maior, pois podem ser pequenos tumores benignos.

Como surgem essas manchinhas?

De acordo com o dermatologista Ramón Grimalt, essa mancha pode surge como sinal de envelhecimento pele, mas não está relacionada com o sol e sim como algo hereditário, tem algo que vem de família, se seu pai ou mãe tiverem muitos desses sinais vermelhos, provavelmente você também os terá.

Esses sinais apresentam algum perigo?

Ao contrário de outros sinais, esses sinais vermelhos não indicam câncer na pele. Mas os dermatologistas sempre aconselham para que estejamos atentos à mudanças de cor, textura, limitação das bordas, tamanho ou a forma dessas manchinhas. Apesar de surgirem inofensivos é sempre bom ter atenção, e muitas vezes o próprio dermatologista orienta que esses sinais sejam removidos. A remoção é simples, feita com antídotos naturais ou um pequeno procedimento cirúrgico.

Em se tratando de pele e manchas é sempre importante consultar um especialista em qualquer sinal de dúvida. O câncer de pele pode ser tratado se diagnosticado precocemente.