Neste sábado (13) a Caixa Econômica Federal, liberou o calendário de 1ª da primeira parcela do auxílio emergencial. O benefício com o valor de R$ 600,00 é pago para informais, desempregados e famílias mais afetadas economicamente pela epidemia mundial do novo Covid-19. Segundo a Caixa Econômica foi contabilizado, aproximadamente 5 milhões de novos aprovados.
Nesta fase será feito o pagamento da primeira parcela do benefício, para 2,4 milhões de pessoas cadastrada, serão fracionados em dois grupos entre os nascidos de janeiro a junho e poderão movimentar o valor digitalmente pelo aplicativo Caixa Tem a partir da terça-feira (16) e quarta-feira (17), conforme o mês de nascimento. O outro grupo será composto de 2,5 de milhões pessoas, nascidas entre julho a dezembro, iniciando os pagamentos a partir da quarta-feira (17). Totalizando, o governo federal inseriu mais de R$ 3,2 bilhões de reais para o pagamento do auxílio emergencial.
O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães informou que os interessados que precisar fazer o saque do auxílio deverá seguir o calendário com o mês de nascimento, e que nas datas indicadas o valor será automaticamente depositado na conta cadastrada do beneficiário, seja a poupança da caixa ou em outro banco. O valor disponibilizado pelo governo federal na conta poupança digital da Caixa permite que os beneficiários façam compras em estabelecimentos que aceita o cartão de débito virtual, assim com também realizar de pagamentos de contas como água, luz, telefone e boletos apenas utilizando o app Caixa Tem.
Confira abaixo, o calendário para saque em espécie ou transferência, conforme mês de nascimento.
Janeiro: retirada em 6 de julho
Fevereiro: retirada em 07 de julho
Março: retirada em 08 de julho
Abril: retirada em 09 de julho
Maio: retirada em 10 de julho
Junho: retirada em 11 de julho
Julho: retirada em 13 de julho
Agosto: retirada em 14 de julho
Setembro: retirada em 15 de julho
Outubro: retirada em 16 de julho
Novembro: retirada em 17 de julho
Dezembro: retirada em 18 de julho
A segunda e terceira parcela ainda não tem data para pagamento, mas foi confirmado pelo Ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni e pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro que a divulgação do calendário está prevista para próxima semana.
Via: g1.globo.com