Bebês yanomami morrem de Covid-19 e são enterrados sem autorização da comunidade, e as familias ficam revoltadas

Os Indígenas têm um ritual próprio para enterro e desejam levar os corpos dos filhos para floresta. Dizem ainda que os bebês foram contaminados em unidades de saúde

Dois bebês indígenas da etnia Yanomami, foram enterrados sem a autorização da família, as crianças foram vítimas da COVID-19 e agora as mães estão desesperadas, tentando trazer os corpos de volta pra enterra-los na região da tribo.

PUBLICIDADE

Uma notícia muito preocupante, imagine o desespero dessas duas mães da etnia Yanomami, à espera dos corpos dos seus filhos. De acordo com elas o que indigna essas mães é que os bebês não estariam acometidos pela COVID-19 e eles teriam sido infectados nas unidades de saúde, na capital Boa Vista.

De acordo com o próprio  presidente Distrital de Saúde dessa região, essas crianças foram atendidas, a primeira uma recém-nascido, no hospital materno infantil, a mãe teve complicações no parto, essa criança nasceu e depois de alguns dias veio a falecer, de acordo com o Governo do Estado, o responsável por fazer o sepultamento dessa criança, foi a vigilância sanitária municipal.

PUBLICIDADE

O outro caso ocorreu  em um hospital que é administrado pela Prefeitura, que é conhecido como Hospital das crianças, o menino de dois meses de idade que entrou

Com quadros de pneumonia grave, ele acabou tendo complicações e morrendo também. De acordo com o Ministério da Saúde, essas crianças eram suspeitas de estarem aí com a COVID-19, de acordo com o Ministério da Saúde, as mães forem informadas que essas crianças foram sepultadas na capital Boa Vista.

De acordo com o Conselho Indígena, mais de vinte indígenas morreram acometidos pela COVID-19 em todo estado de Roraima.

A verdade é que no caso desses enterros, tem que ser seguido um protocolo, pois os corpos não podem ser velados até para que a tribo não seja infectada também. O desespero da mãe de não ter enterrado o seu filho, pois na cultura  indígena os enterros são diferentes.

Essa situação é muito difícil de explicar, porque são culturas diferentes.

 

Escrito por Redatora S Silva

Sou colunista de noticias, de famosos, tv, receitas, politicas e testemunhos e mensagens, reflexoes. Buscamos sempre o melhor, para que as notcias chega a tempo para todos.