“Boas notícias” nos testes de drogas contra coronavírus nos EUA
A Casa Branca divulgou resultados encorajadores sobre o uso do remdesivir no tratamento de doenças. As autoridades acreditam que ainda é necessário continuar avançando os estudos
O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e consultor de saúde da Casa Branca, disse quarta-feira (29) que o teste desenvolvido pela Gilead Sciences para usar o remdesivir no tratamento da covid-19 trouxe “boas notícias”.
Em uma entrevista coletiva com o presidente dos EUA, Donald Trump, Fauci apontou que a droga tem um “efeito óbvio” na redução dos sintomas dos pacientes. O médico disse: “Este é o primeiro estudo controlado por placebo, de alta energia e verdadeiramente randomizado”. Atualmente, o médico é a principal autoridade no departamento de saúde dos Estados Unidos e atua no grupo de trabalho do governo Trump para combater a COVID-19.
Ele acrescentou: “Este é um teste internacional, onde envolve vários países, não somente os Estados Unidos, mas vários países do mundo, incluindo Alemanha, Espanha, Dinamarca, Reino Unido e Grécia”.
Fauci acredita que ainda é necessário continuar estudando a possibilidade de usar esse medicamento em pacientes com infecção por coronavírus e enfatizou que essa notícia não tem nada a ver com a vacina. Os infectologistas disseram: “Este é um tratamento para pessoas já infectadas. É para impedir o desenvolvimento da infecção”.
Ainda de manhã, Gilead relatou que a terceira fase deste estudo aberto mostrou que o medicamento teve resultados semelhantes em pacientes com doença grave. O fabricante espera obter resultados sobre a eficácia de medicamentos antivirais em pacientes com covid-19 moderada no final de maio.
Dr. Anthony Stephen Fauci é médico americano imunologista. Contribuiu de maneira efetiva em pesquisas da AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) e outras, sendo pesquisador e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.
Via: saude.estadao.com.br