Bolsonaro afirmou que Trump enviará 2 milhões de comprimidos da Hidroxicloroquina para o Brasil

A afirmação ocorreu hoje durante conversa com apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada.

O Presidente da Repúlica, Jair Bolsonaro (sem partido), disse hoje, 27 de maio, que o president dos Estados Unidos, Donald Trump, irá enviar cerca de dois milhões de comprimidos de cloroquina ao Brasil. Esta afirmação acabou de ocorrer durante uma conversa com os apoiadores que ficam na porta do Palacio da Alvorada.

O uso do medicamento, apesar de não ter um estudo que comprove que a hidroxicloroquina possui resultados promissores, Bolsonaro ainda assim defende o uso para auxiliar no tratamento contra a covid-19, e este acabou sendo a principal causa de divergência entre o presidente e os ex-ministros da saúde, Teich e Mandetta.

PUBLICIDADE

Na semana passada foi divulgado pelo ministério da saúde, um protocolo que seria para a aplicação da hidroxicloroquina e a cloroquina, em pacientes em todos os casos do novo coronavírus, seja nos sintomas leves ate os mais graves dos casos para o tratamento da covid-19. Esse protocolo que sugere a utilização dos dois medicamentos junto com a combinação à azitromicina, foi passada a orientação para a rede publica.

Um estudo que acabou de ser publicado, inclusive na semana passada, em uma das revistas mais conceituadas do mundo, The Lancet, afirmou que o uso destes medicamentos, a cloroquina e a hidroxicloroquina, tanto sozinhos quanto combinados a outros medicamentos, não possuem eficácia comprovada para o tratamento da nova doença.

PUBLICIDADE

Muito pelo contrario, o uso dos medicamentos que foram desenvolvidos para o tratamento da malaria, estão associados a efeitos colaterais nocivos ao coração. O mais comum que ocorreram nos pacientes que tomaram o remédio, tiveram arritmias cardíacas. Há um aumento do risco de morte.

E isso foi comprovado em um estudo realizado com cerca de 96 mil pacientes. O presidente Donald Trump afirmou na semana passada que estava fazendo o uso da medicação. Ele não possui o covid-19, mas estava tomando como uma forma de prevenção, o que não e recomendado pelos especialistas.

 

Escrito por V Guimarães

Colunista de todos os assuntos, como tv, famosos, culinaria, medicina, filmes, series, saude, bem-estar, lazer. Gosto de todos os assuntos