O presidente estava com febre e foi levado ao Hospital das Forças Armadas em Brasília. Ele afirmou que está se medicando com hidroxicloroquina.
O presidente Jair Bolsonaro fez um novo teste de covid-19 na segunda-feira (7/7) depois de mostrar os sintomas da doença causada pelo novo coronavírus. O próprio presidente confirmou que, quando retornou a Palácioda Alvorada à noite, suspeitava ter a doença.
Quando os apoiadores que geralmente se encontravam em frente à mansão o contatavam, Bolsonaro disse que evitaria o contato com as pessoas porque ele foi ao hospital para um exame do nov coronavírus e avaliou seus pulmões. O presidente usando uma máscara disse: “Está tudo bem”. Mesmo assim, o presidente ficou mais próximo dos apoiadores.
Ele controu à mídia que os resultados da avaliação pulmonar mostraram que o órgão estava funcionando bem. Ele também disse que estava tomando hidroxicloroquina profilaticamente, embora isso não fosse recomendado pelo Ministério da Saúde.
Grupo de Risco: Como o presidente tem 65 anos, ele é considerado um membro com maior risco de doenças graves. Desde o início da pandemia, vários membros de sua equipe sofreram com a doença, mas até agora o teste do presidente foi negativo.
Bolsonaro se recusou a manter uma distância social com ele e atendia a outras pessoas quando ele aparecia em público, seja para participar de um desfile público para apoiá-lo ou para passear por Brasília no fim de semana.
No sábado passado, Bolsonaro e Todd Chapman, embaixador dos EUA no Brasil, apareceram em público sem máscaras. O presidente foi à embaixada almoçar para celebrar a independência americana. Nenhum hóspede usa máscaras.
No início de junho, o presidente comentou que “talvez” já tenha contráido a COVID-19 “umas 20 vezes”. Bolsonaro reconhece que tem participado de maneira cada vez mais exposta em manifestações e que muitas pessoas serão contaminadas. Naquele momento, foi obrigado por decisão judicial à mostrar seus exames que segundo ele eram negativos para o Coronavírus.