Na tarde da última quarta-feira (26) o presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração ao chegar ao Palácio da Alvorada, onde declarou que o brasileiro precisa ser estudado por que é capaz de pular no esgoto e que nada acontece com ele diante disso.
A declaração em questão foi feira ao ser questionado a respeito do Brasil chegar à situação que os Estados Unidos chegou um mês após a doença chegar ao país, que agora se tornou o país com mais pessoas infectadas pelo covid-19 no mundo todo, e agora conta com 82 mil pessoas infectadas e mais de mil mortos.
Segundo a declaração dada pelo presidente, ele afirmou que agora muitos brasileiros já foram infectados pela doença, e que por isso já adquiriram anticorpos, e afirmou que com isso ajuda a não proliferar a doença.
O presidente explicou que acredita que o país não vai chegar ao ponto que aconteceu nos EUA por que o brasileiro precisaria ser estudado devido ao fato de que as pessoas entram no esgoto e acabam não pegando doença alguma.
Além disso, o presidente também afirmou que o brasileiro agora precisa aprender a cuidar de si mesmo, ao ser questionado se o governo agora esta estudando uma medida para implementar o chamado isolamento vertical, onde ficam recolhidos somente as pessoas que fazem parte do gripo de risco, como os idosos e pessoas que são parte de um grupo que possuem doenças crônicas que podem ser um agravante ao contraírem o novo coronavírus.
A posição no entanto vai contra ao que foi indicado pela Organização Mundial da Saúde para que haja o isolamento total das pessoas.
A OMS recomenda atualmente que as pessoas que puderem não deixem suas casas neste momento para conter a doença.
Via: g1.globo.com