CadÚnico e CPF precisam estar regulares para receber o auxílio emergencial

Pagamento para trabalhadores informais e desempregados acontecerá nesta quinta-feira (9)

As pessoas que estão cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) irão receber o auxílio emergencial do governo no valor de R$600 de forma automática, sem que seja preciso baixar ou se cadastrar no aplicativo da caixa que foi divulgado nesta última terça-feira (7) para que fosse pago o valor para os trabalhadores informais, autônomos e outras pessoas que se enquadram nos critérios apontados pelo governo.

A data-limite para que as pessoas se inscrevam no cadastro federal foi o último dia 20 de março. Agora o sistema está temporariamente suspenso para que sejam feitos os ajustes tecnológicos.

PUBLICIDADE

O CadÚnico coleta os dados e informações para que seja identificadas todas as famílias de baixa renda do país, para que sejam inclusos em programas de assistência social e de redistribuição de renda.

É possível confirmar se está inscrito no cadastro através do site do Ministério da Cidadania, usando o aplicativo Meu CadÚnico ou até mesmo através do telefone disponível para este tipo de informação, o 08007072003.

PUBLICIDADE

O aplicativo de auxílio emergencial também avisa se a pessoa interessada no benefício em questão já se encontra cadastrada no CadÚnico, bastando informar apenas o seu CPF e outros dados pessoais básicos para isso.

Para que o cadastro no auxílio emergencial seja feito é preciso que o CPF da pessoa que esteja solicitando esteja em situação regular, para ser analisado.

Caso esteja suspenso é preciso que seja verificado se existem pendências com Receita Federal, em questões como Imposto de Renda ou até mesmo Título de Eleitor.

Os eleitores que não estiverem quites com Justiça Federal, e estiverem em débito decorrente da ausência em eleições poderão emitir uma guia de multa no site do TER-SP para resolver a questão.

 

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.