Casal consegue na justiça a autorização para cultivar cannabis medicinal para tratamento de filhos autistas

A justiça concedeu a liberdade do casal cultivar a planta excepcionalmente para o tratamento das crianças

Um casal de Campinas, no interior de São Paulo, conseguiu na justiça a autorização para cultivar em casa a Cannabis. A planta neste caso é voltada exclusivamente para o tratamento medicinal de duas crianças, uma de 7 e outra de 10 anos, que possuem diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista.

Os pais das crianças já tratam os filhos desde abril de 2019 com o óleo de Cannabis, possuindo sucesso no tratamento, principalmente no que se refere ao comportamento, diz o psicólogo da defensoria pública do estado.

PUBLICIDADE

A família pediu a autorização da justiça para o cultivo, após alegar não ter condições financeiras para custear os frascos desse óleo, que são importados e o preço varia de acordo com a cotação do dólar. Cada frasco de 30 ml custa em torno de R$2,5 mil reais.

O casal, antes de pedir a autorização da justiça, tentou obter o óleo através de uma associação brasileira que fabrica esse tipo de óleo, a Associação Abrace Esperança. O impasse é que essa é a única indústria brasileira a fabricar o óleo, e devido a grande demanda de todo o país, o fornecimento pode ser prejudicado, vindo a falta em alguns meses.

PUBLICIDADE

Mediante isso, o casal obteve a autorização por votação unânime da 14ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP um habeas corpus preventivo para que possam cultivar em casa a erva para tratamento dos filhos.

O uso da Cannabis no Brasil ainda é motivo de muito embate político e judicial, pois o uso dela é totalmente proibida no território. Contudo, vários estudos com a planta mostraram que ela é eficaz para algumas doenças, tais como: epilepsia, dores crônicas no corpo.

 

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.