Chuvas transbordam rios e desabrigam centenas de pessoas no Maranhão

Prefeituras de diversas cidades tem emitido alertas de estado de calamidade pública, devido ás fortes chuvas e suas consequências

Da mesma forma como na Bahia, o Maranhão vem sofrendo com as consequências da ocorrência de fortes chuvas, que tem atingindo o estado desde o fim de dezembro.

A prefeitura de Mirador fez um decreto onde expõe o estado de calamidade pública. De acordo com informações do governo estadual, cerca de três municípios já declararam situação de emergência (a saber, Barra do Corda, Jatobá e Grajaú) e ainda existe a estimativa de que outros municípios assumam a mesma postura.

PUBLICIDADE

Até o momento, não há nenhum registro de mortes em todo o estado. Mirador, que está localizada no sudoeste do estado, passou, de acordo com a prefeitura, pelo que se tratou da maior cheia do rio Itapecuru de todos os tempos. A Defesa Civil informou que a elevação foi de 8 metros.

As enchentes fizeram com que a cidade, que possui cerca de 20 mil habitantes, ficasse completamente isolada, pois pontes e estradas foram destruídas.

PUBLICIDADE

Até mesmo o prédio da Câmara Municipal de Mirador ficou inundado. No geral, mais de 6 mil pessoas foram atingidas de alguma forma e muitas outras tiveram de ser obrigadas a retirar os seus pertences de dentro das casas urgentemente.

A prefeita Domingas Cabral (dos Republicanos) também realizou o decreto de estado de calamidade pública. A Defesa Civil fez uma emissão de um alerta direcionada aos municípios de Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário para que os mesmos adotem medidas e planos de contingência nas áreas onde o risco é maior.

Nos próximos dias, ainda há a previsão de chuvas fortes em todo o Maranhão. Na parte da manhã, o INMET alertou sobre a precipitação e ventos intensos para toda a região do estado até a manhã desta quarta-feira, dia 5. Existe a possibilidade de queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e consequentes descargas elétricas.

 

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.