Cineasta famoso morre aos 84 anos. “Será lembrado por sua arte e serviço ao país”

Fernando "Pino" Solanas, cineasta, político e ativista argentino, morreu aos 84 anos em Paris. A morte ocorre dias após ele ser internado em um hospital com diagnóstico de coronavírus, informou neste sábado (7) o ministério das Relações Exteriores argentino, segundo a agência France-Presse.

O cineasta, ativista e político argentino, Fernando Pino Solanas de 84 anos, morreu após ser internado em um hospital diagnosticado positivo para covid-19.

PUBLICIDADE

A morte do cineasta foi comunicada pelo Ministério das relações exteriores Argentina, o ministério disse no Twitter que Solanas estava cumprindo as obrigações como embaixador da Argentina quando faleceu.

PUBLICIDADE

Ele será lembrado por seu compromisso político, sua arte e sua dedicação ao país, no dia 16 de outubro Solanas comunicou no Twitter que ele e Ângela Correia sua esposa, tinham contraído covid-19 na França onde estavam como embaixadores da UNESCO.

O casal precisou ser internado para observação, ele registrou uma imagem onde ele está em um leito hospitalar com uma máscara, 5 dias após Solanas disse no Twitter que seu estado de saúde era delicado, mas estava bem, pós esse dia não houve nenhuma mensagem nas redes sociais.

Fernando lançou a sua eleição em 1992 como Senador pela cidade de Buenos Aires, em seguida foi deputado, foi candidato à presidência no ano de 2007.

Em junho de 2019 endossou a chapa presidencial de Alberto Fernandes e Cristina Fernandes, Solanas foi cineasta revolucionário e político, nasceu em 1936 em Buenos Aires.

Estreou no cinema em 1962 com o curta “Seguir Andando”, cinco anos após dirigiu um documentário “la hora de los hornos” que denunciava a ditadura.

Solanos recebeu o urso de ouro, foi premiado no festival de Veneza, recebeu o prêmio de melhor diretor, em outubro deste ano Solano se encontrou com Papa Francisco e falaram sobre os direitos da terra.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.