Como será a volta as aulas presenciais tem preocupado muitos pais, saiba como será

Nesta semana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) publicou um documento com diretrizes sobre como irá funcionar o retorno das aulas presenciais.

A pandemia de novo coronavírus fez o mundo parar, aos poucos vão sendo retomadas as atividades na vida normal, lojas, bares, restaurantes, vão aos poucos abrindo as suas portas.

O que se discute sobre a educação, é como os alunos irão retornar as aulas, porque este ano foram poucas as aulas presenciais, por isso a secretaria nacional de educação publicou algumas diretrizes sobre como irá funcionar o retorno das aulas presenciais.

PUBLICIDADE

De acordo com o conselho, o trabalho será realizado pela frente protocolo de retomada e esse protocolo vem com algumas técnicas da Secretaria Estadual de Educação, para medidas de segurança dos alunos e também dos professores, como também na questão pedagógica para que todos tenham a possibilidade de aprender e ao mesmo tempo evitar o contágio com o novo coronavírus.

Segundo a secretaria de educação, o Brasil irá seguir os padrões já realizados nos países que retomaram as aulas e tem dado certo, essas diretrizes é para que todo sistema de educação funcione.

PUBLICIDADE

O protocolo irá avaliar a disponibilidade de pessoas, recursos, capacidade das funções, infraestrutura e a continuidade do aprendizado, para que toda a retomada as aulas seja harmoniosa.

A Secretaria da Educação, deseja reforçar todo sistema educacional com isso responder os efeitos da crise e outras crises que possam acontecer no futuro, de acordo com o artigo serão reforçadas as medidas de segurança sanitária, mesmo com a pandemia e os alunos retomando as aulas é necessário permanecer com protocolo de prevenção.

Distanciamento, álcool em gel, controle de temperatura dos profissionais, desinfecção dos espaços escolares, desativação dos bebedouros com disparo na boca, serão utilizadas garrafas individuais, usarão produtos descartáveis.

Em geral as medidas pedagógicas serão apresentadas para carga horária mínima, mas ampliação da jornada diária, será prolongado o calendário de atividades até para o período de recesso como no próximo ano, serão feitas contratações temporárias de servidores e serão feitas medidas de contingência, caso seja necessário que as aulas sejam suspensas novamente.

 

 

Escrito por Marcos Antonio Martins

Marcos Martins, é mineiro da gema, nasceu no dia 30 de abril 1975, tem dois filhos lindos que não sabe se parece com ele ou com sua esposa, é cheio de defeitos, mas as qualidades são perceptíveis.