Conheça 7 Superalimentos Contra o Câncer

O câncer não é a doença que causa mais mortes no mundo, mas ainda sim é uma doença relativamente nova e a esperança é de que em 15 a 20 anos ela seja vista como a Aids nos dias de hoje, sendo possível conviver com ela de forma harmoniosa.

O câncer é causado por uma alteração celular onde esses micro-organismos dentro das células cancerígenas se alimentam principalmente de açúcar e laticínios.

Apesar da alimentação não ser a principal causa do câncer ela está diretamente atrelada a qualidade de vida de uma pessoal. A falta de tempo e consumo de alimentos industrializados tem contribuído para o aumento da obesidade, doenças como hipertensão, problemas no coração e a baixa qualidade de vida, e isso pode vir a desenvolver o câncer.

O melhor método para evitar o câncer é a prevenção e muitas pessoas tem adotado a Dieta Anticâncer, atrelando alimentação saudável e exercícios.

Conheça os alimentos poderosos da Dieta Anticâncer.

Uva

A uva contém substâncias que protegem as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, mas uma pesquisa recente descobriu que o extrato da semente da uva é capaz de destruir células cancerígenas e já avançaram o estudo para aplicação contra a leucemia.

Quinoa

A quinoa é um Superalimento que contém todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Ela é rica em proteínas, fonte de cálcio, ácidos graxos e ômega 3 e 6. Não é atoa que previne mais de 7 doenças, como cardiovasculares, fortalecimento muscular, redução de colesterol e câncer, mais especificamente o câncer de próstata, devido a grande quantidade de ômega 3 e 6.

Pimentão

O pimentão e pimenta jalapeño possuem uma substância chamada bioflavonoides que é rica em agentes antioxidante. Descobriu-se que a substância que torna esse alimento picante tem propriedade para eliminar a maioria das células cancerígenas da próstata.

Tomate

O tomate é rico em uma substância chamada licopeno, ela quem dá a cor avermelhada ao fruto. O Lipopeno já era conhecido por reduzir os danos do DNA das células, sendo capaz de combater os radicais livres e moléculas que induzem o crescimento do tumor. Pesquisas apontam que seu consumo é um grande aliado contra o câncer de próstata e mama.

Alho

O alho além de muito utilizado como tempero já é conhecido na medicina como combate a bactérias, fungos,vírus e outros. Mas uma pesquisa realizada na China descobriu que comer pelo menos um dente de alho por dia pode diminuir em 44% o risco de câncer nos pulmões. Isso se dá devido a concentração de uma substancia chamada alicina, responsável por proteger diretamente o DNA das células.

Para melhor aproveitar esse superalimento, o ideal é consumi-lo in natura, amassado ou picado, e esperar de cinco a dez minutos antes de ingerir. Esse tempo potencializa a quantidade de alicina no alho.

Vegetais Crucíferos

Esses vegetais são ricos em fitoquímicos, glucosinolatos, vitaminais, minerais, fibras e nutrientes, e seria impossível nomear apenas um, são eles: rúcula, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, repolho, couve, agrião, rabanete, nabo e outros. As pesquisas mostraram que esses vegetais possuem compostos que ao se romperem geram nutrientes que protegem contra vários tipos de tumores.

Chá Verde

O chá verde possui uma grande quantidade de catequina responsável por suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória, que induzem a morte de células cancerígenas. A quantidade ideal de consumo é de uma xícara por dia, mas atenção a restrições, já que grávidas e pessoas com epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares não devem consumi-lo.