A infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após um ano de tentativas, ou a incapacidade de levar a gravidez a um nascimento vivo. Ela afeta um em cada seis casais em idade fértil nos Estados Unidos hoje – pelo menos dez milhões de pessoas.
E em uma área voltada para carreiras como Washington, onde muitos casais adiam decisões sobre gravidez até que metas profissionais sejam cumpridas, a proporção de um em cada seis é provavelmente do lado conservador. No entanto, raramente é discutido e compreendido ainda menos.
Para quase todos os casais, a condição é uma surpresa. E não é de admirar. Parece que o todo está em guarda contra a produção de crianças indesejadas. Todos os dias, 19,9 milhões de mulheres neste país acordam e lembram-se de tomar a pílula.
Na China, uma mulher com mais de três filhos é considerada inimiga do estado. Na Índia, os especialistas em população temem que o país possa acabar no século com quatro vezes mais pessoas do que começou – de 250 milhões em 1900 para um bilhão.
A enorme nação recorreu a vasectomias rápidas e recompensas em dinheiro em estações de trem. Dois vão fazer cartazes estão por toda parte.
Embora a infertilidade possa afetar pessoas de todas as classes sociais, os pobres sem filhos geralmente não têm tempo nem dinheiro para passar por uma longa série de testes – comumente chamados de exames de infertilidade – para determinar a causa do problema.
Também pode haver diferenças de classe na disposição de uma pessoa em suportar muitos sacrifícios, de modo que um objetivo de longo prazo possa ser alcançado. Por estas razões, a incapacidade de conceber e ter filhos parece ser um problema de classe média e alta.
A angústia da infertilidade atingirá um número crescente de casais nos próximos anos, no entanto, à medida que as crianças do baby boom atingem seus vinte e tantos e trinta e poucos anos.
Muitos que até agora adiaram o casamento e os filhos para suas carreiras se voltarão para ambos para completar suas vidas – e achar que a gravidez não é possível.
Os homens, depois de anos desfrutando do que consideram um impulso sexual saudável, ficarão chocados ao saber que seus espermatozóides são em número muito pequeno ou talvez não são suficientemente ativos para realizar uma concepção.
As mulheres podem receber um diagnóstico de endometriose, uma condição na qual partes do revestimento uterino se espalham em vários locais ao longo do trato reprodutivo.
Desconhecido em culturas onde as mulheres se casam jovens, é um achado comum em mulheres americanas passado 30.
Ou as mulheres podem ser parte dos 10,9 milhões que tomaram a pílula todos os dias ou não anormalidades ginecológicas anteriores devem ter advertido o médico contra uma prescrição.
Uma geração atrás, antes da atual explosão na tecnologia médica, muitos casais que não podiam produzir crianças foram informados de que não havia nada de errado com eles: ou era tudo em suas cabeças ou a vontade de Deus.
Havia também uma ignorância maliciosa no público, a insinuação de que eles não estavam funcionando corretamente na cama.
De fato, a impotência masculina é a fonte de menos de cinco por cento dos casos de infertilidade masculina, e as fontes de impotência são extremamente variadas, de diabetes a lesão do nervo perineal a causas psicogênicas.