O MP, emitiu uma nota que os órgão estadual e municipal, têm um prazo até segunda(23) para emitir a informação das pessoas infetadas no UTI com a doença. Ainda assim, o Ministério Público de SP, fez um pedido de reforço ao governo estadual e municipal para com a máxima emergência precisa-se mais médicos e adquiram mais respiradores para assim haver facilidades de atender todas as pessoas que estejam infetadas com o coronavírus.
Ainda assim, de acordo com a Promotora do MP,dando um prazo ate segunda-feira(23) para enviar uma nota relativa a quantidade de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva.
Ainda durante o procedimento, o MP pede que seja emitida uma liminar judicial, pelo motivo que exista mais algum dano que seja mais crítico e complicada reparação, caso as ordens dadas não sejam cumpridas. Ainda assim, até ao final da tarde desta sexta-feira(20), o número de mortes chegou a nove vítimas.
O promotor Arthur Pinto Filho, falou nesta sexta-feira que:”Está preocupado demais com a situação atual, e que todos se preparem porque se deve agravar nos próximos dias”.
No decorrer da última quarta-feira(18), ele juntamente com a promotora Dora Martins, ainda emitiram um documento de 6 páginas, onde inclui 10 recomendações importantes, para todos juntos combatermos o contágio do novo coronavírus.
“Eles têm um prazo até segunda(23)para nos entregar todas as respostas, às recomendações”, diz Arthur.”Se caso as recomendações não forem cumpridas, não temos alternativa que não seja ir para a justiça”.
Confira abaixo algumas das 10 recomendações emitidas:
1) Dar informações na imprensa, a informar a população da necessidade do isolamento social.
2) Informar, o número de camas de Unidade de Terapia Intensiva como também todos os infectados internados na UTI.
3)Contratar de imediato, com máxima urgência técnicos na área especializada de saúde.
4) Informar quantos respiradores existem no momento, e comprar de imediato aparelhos e monitores multi parametrizados e bombas de infusão.
5) Organizar operação para que sejam evitados acumulação de pessoas nos transportes públicos.
6) Dar a informação do numero de infectados pelo coronavírus em ambas as redes
7)Nas redes de estado e município disponibilizar kits de testagem de covid-19.
8) Dar ordem do fechamento de todos os serviços, expeto os de bens essenciais como alimentação, medicamentos e banco.
9) Emitir em diários oficiais, a recomendação da cláusula 8, além que todas as medidas econômicas sejam vulneráveis para atender as pessoas.
10)Fazer campanha publicitária com linguagem simples, para que todas as redes sociais sobre o importante cumprir o pedido “Fique em casa” e a respeito de se deslocar só por necessário.
Via: g1.globo.com