Covas e Doria retiram gratuidade no transporte para idosos até 65 anos

As gestões Bruno Covas (PSDB) e João Doria (PSDB) decidiram retirar o direito de idosos acima de 60 anos de viajar gratuitamente em ônibus, trens e metrô na capital, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo, em uma ação conjunta para reduzir os custos do transporte. A mudança deve ocorrer a partir do dia 1º de janeiro.

Dória, governador de São Paulo e Bruno Covas prefeito, determinaram na última quarta-feira (23) o fim da gratuidade do transporte público para pessoas entre 60 e 65 anos de idade.

Essa regra entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2021, mas as pessoas que têm mais de 65 anos continuam com esse benefício de gratuidade, segundo a lei federal do estatuto do idoso.

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lamentou a decisão do governo em suspender a gratuidade do sistema de ônibus para as pessoas entre 60 e 65 anos.

O governo de São Paulo informou que medidas novas serão tomadas no sistema público de transporte, mas essa mudança segue uma campanha de revisão gradual das políticas voltadas à essa população.

PUBLICIDADE

Com a mudança da aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres com 62, viram a necessidade de mudar essa lei porque algumas pessoas não estariam aposentadas e usufruindo desse benefício.

O IDEC que defende os direitos do consumidor lamentou a decisão e disse que isso acaba atacando o direito do usuário, além do mais a economia que será feita será mínima.

Idosos de 60 a 65 anos não faz muita diferença quando transpõe a catraca, mas o impacto na vida dos idosos será muito grande e significativo, mas para as empresas de ônibus em termos de subsídios não fará nenhuma diferença, vereadores de São Paulo se reuniram para analisar as mudanças do projeto e estão desenvolvendo projetos sociais e de habitação para os idosos.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.