De acordo com estudo mulheres roncam mais, mas elas têm dificuldade de admitir o problema

O ruído pode ser um sinal de um grave distúrbio do sono.

Um estudo divulgado no fim de abril mostra que o ronco feminino Está sub-representado. O pior de tudo isso é que o sinal mais comum da apneia obstrutiva do sono que pode até causar uma parada respiratória é o ronco. Quando acontece repetidamente, reduz a oxigenação do sangue e pode causar sérios danos ao o organismo.

A pesquisa foi feita com 1.913 pacientes com idade até 50 anos. Durante dois anos eles fizeram exame de polissonografia que detecta os distúrbios do sono. Todos os participantes receberão um questionário no qual deveriam dar uma nota representando a gravidade do seu problema.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores compararam as conclusões da polissonografia com a auto avaliação feita com os participantes e ainda acompanharam uma das noites dos participantes Para ter suas próprias afirmações.

Os resultados mostraram que 80% das mulheres que roncavam somente 72% reconheceram isso. Entre os homens não ouve quase diferença dos 93% cerca de 92,6% reconheceram que roncam alto.
No grupo das mulheres havia algumas que nem sequer se descreveram como roncadoras, totalizando um número de 36,5%.  Na escala dos ruídos um Ronco leve fica entre 40 e 45 decibéis, o moderado vai de 46 a 55 e o severo de 56 a 60,  já o muito severo fica entre  60.

PUBLICIDADE

Durante a pesquisa os pesquisadores profissionais chegaram à conclusão de que houve quase empate entre mulheres e homens. As mulheres chegavam a 50 decibéis e os homens a 51.7 e de acordo com os pesquisadores o som é o equivalente ao de uma conversa e já é o suficiente para atrapalhar o sono de quem está ao lado ouvindo os ruídos.

O médico que coordenou a pesquisa disse que ficou impressionado com o fato de as mulheres não se terem como roncadoras:

“Elas tendem a não compartilhar a informação e a subestimar o barulho que fazem. O problema das mulheres relatarem com menos frequência o distúrbio e também de descreverem como moderado, pode ser uma barreira para que se tenha um correto diagnóstico da apneia obstrutiva do Sono” disse médico.

Portanto é importante procurar um médico, a apneia pode até provocar uma parada respiratória e causar a morte.

 

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]