Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença pulmonar é uma doença comum, caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões, essa doença cresce grandemente ao ponto de se tornar a terceira causa de mortes em todo mundo.
A doença pulmonar obstrutiva crônica, é provocada por cigarro, produtos compostos nocivos, por poluição no ar e vários outros fatores e causa problema na saúde do indivíduo, de acordo com especialistas em 10 anos se tornará um problema de saúde pública em todo o mundo.
O que se vê agora nesse momento no enfrentamento da pandemia, as pessoas andando pelas ruas de máscaras, isso pode se tornar o cotidiano nos próximos anos de milhões de pessoas no mundo, terão que usar máscaras sempre quando sair de casa por causa das doenças pulmonares.
A doença pulmonar, pode ser confundida com o processo de envelhecimento e também com o tabagismo ou com as condições da vida, mas a doença pulmonar é difícil ter um diagnóstico preciso, o tratamento é muito lento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 64 milhões de pessoas estão enfrentando doenças pulmonares crônicas, até 2030 será a terceira principal causa de morte em todo mundo.
Somente no Brasil, são mais de seis milhões de pessoas com essa enfermidade, que não somente são fumantes mas a poluição, a falta de cuidados com a saúde, falta de exercícios físicos, acarreta todo esse mal.
Muitas são as pessoas que dão entrada no hospital com doença pulmonar e não voltam com vida, por isso a Organização Mundial de Saúde intensifica o alerta para terapias e exercícios para melhorar a qualidade de vida.
As doenças pulmonares podem ser controladas e podem ser curadas, quando a um tratamento precoce, mas mesmo assim precisam ser hospitalizados, a doença pulmonar crônica caracteriza pela dificuldade para respirar, são mais de 3 milhões de mortes no mundo por causa dessa enfermidade.
O melhor tratamento a ser adotado são atividades físicas, por isso a Organização Mundial de Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de pneumologia e tisiologia, estão se juntando para conscientizar a população sobre os diagnósticos, os tratamentos e por uma vida com qualidade, prevenir é o melhor remédio.
Via: uol.com.br