Na manhã dessa segunda-feira (10), um vulcão ejetou uma enorme nuvem de cinzas que se elevou a uma altitude de 5 km de altura, em três dias, essa é a segunda erupção que acontece na Indonésia. Além da fumaça assustadora que escureceu todo o local, houve um barulho estrondoso, disseram os moradores e as autoridades.
Cientistas disseram que o desastre natural era previsível, e mataram centenas de pessoas na Indonésia.
Após um ano de inatividade, o vulcão localizado no Monte Sinabung na ilha de Sumatra, entrou em erupção, as autoridades advertiram os habitantes do local e visitantes sobre prováveis vazamentos de lava no final de semana.
Sinabung é atualmente um dos lugares onde há mais atividades de erupções vulcânicas do mundo inteiro, ficou durante séculos inativo, e entrou em erupção outra vez em 2010.
Moradores capturaram as imagens da catástrofe nesta manhã e exibiram uma enorme nuvem de fumaça escura densa subindo pela montanha de 2,46 Km em Karo, Sumatra do Norte.
“O barulho durou cerca de 30 segundos e foi semelhante a um trovão”, comentou um morador.
A agência de vulcanologia através de uma nota aconselhou os moradores a ficarem distantes do local em um raio de 3 km do vulcão e a usar máscaras de proteção para não serem prejudicados pelo resultado do ocorrido.
Não houveram vítimas registradas, e a autoridade de aviação civil local afirmou que voos ainda operam normalmente pelo território.
Via: g1.globo.com