Um alerta divulgado pelos cientistas da Universidade de Liverpool no Reino Unido, dizem acreditar que doenças que são comuns na vida selvagem, podem ser transmitidas a seres humanos e se propagarem como aconteceu no caso da covid19 e se tornar uma pandemia.
Segundo os cientistas, pelo ser humano está invadindo o habitat natural, esse processo é acelerado, cientistas especializados em Saúde Mundial, estão procurando descobrir como e onde as doenças surgem.
Dados científicos coletados até o momento, apontam um sistema de reconhecimento de padrões que é capaz de reconhecer e até mesmo de prevenir doenças na vida selvagem, essa descoberta que parece um avanço, tem se tornado um risco para a humanidade.
Isso significa que quando os cientistas estão examinando nos laboratórios doenças que atingem a vida selvagem, qualquer falha pode liberar esse vírus para o mundo, foi isso que aconteceu com a covid19.
O coronavírus é uma mutação que surgiu de Laboratório, segundo a Universidade de Liverpool nas últimas duas décadas, foram 6 ameaças significativas no mundo, o Ebola, Gripe Aviária, Gripe Suína, Sars, Mers, o cientista disse que o mundo escapou, 5 não chegaram a atingir a humanidade, mas a última se tornou uma pandemia, a covid19.
Por isso se deve olhar com mais critério para as doenças em animais selvagens, de acordo com o cientista, essa investigação minuciosa criou um sistema de reconhecimento de padrões, que é capaz de investigar as doenças que atingem a vida selvagem, são bactérias e parasitas e vírus.
Os cientistas são capazes de identificar as espécies que infectam e segundo esses estudos são capazes de descobrir, quais são as que mais causam ameaças à humanidade, que podem no futuro se tornar uma pandemia, evitando matar milhões.
De acordo com esse grande passo, podem descobrir qual vírus causaria uma pandemia, então podem se precaver para isso, segundo cientistas tudo isso se deve, porque o ser humano tem destruído a biodiversidade, as plantações, as paisagens, tudo têm sido modificado e isso tem se tornado um ambiente propenso para as infecções.
Via: g1.globo.com