Descubra 6 sinais que o corpo dá antes de um AVC

Conheça todos os sinais que o corpo dá, como forma de alerta para um possível AVC

Mais comumente chamado de derrame, o AVC (acidente vascular cerebral), é a segunda doença mais fatal no território brasileiro. Estimativas apontam que cerca de 11 brasileiros morrem por hora, em decorrência de um AVC, ou das consequências/sequelas de um.

O AVC pode ser descrito como um tipo de ataque cardíaco, só que nesse caso ao cérebro. Ele acontece em decorrência de algumas partes do cérebro estarem obstruídas, fazendo com que o corpo não funcione normalmente.

PUBLICIDADE

Porém o nosso corpo possui um mecanismo no qual nos alerta se algo está anormal com o objetivo de prevenção, e assim é também com o AVC. Conheça esses sinais:

1 – Hipertensão

PUBLICIDADE


A pressão alta jamais será sinônimo de coisa boa e pode acarretar em sérios problemas de saúde, bem como o AVC. Isso por que ela possui a capacidade de danificar nervos do cérebro e enfraquecer vasos sanguíneos.

A Hipertensão pode provocar a formação de um coágulo no fluxo do sangue, se este coágulo for para a região cerebral, por sua vez provoca um Ataque Isquêmico Transitório, considerado um mini AVC.

Este mini AVC, é o sinal que o corpo dá ao indivíduo alertando que, ele tem mais chances de sofrer um verdadeiro AVC da próxima vez. Por isso, é importante manter a pressão sanguínea no controle.

2 – Problemas de visão


Antes de sua manifestação, o AVC pode causar alguns problemas de visão, bem como visão duplicada, embaçada e até perda parcial da visão, ou de um olho. Uma pesquisa feita apontou que 1300 pessoas que tiveram AVC, confirmaram que estavam com problemas na visão alguns dias antes.

Caso de repente a sua visão comece a mudar, procure um médico. Obviamente haverá casos em que não existirá relação alguma com o AVC, porém com essa atitude, você poderá evitar que um grave problema aconteça, se for o caso.

3 – Dormência em um lado do corpo


Dormência em um lado do rosto, braço ou do corpo é um forte sinal de que um AVC está prestes a acontecer. Então fique atento a esse sintoma, pois uma ação rápida pode salvar a sua saúde e até a vida.

4 – Tontura ou cansaço sem motivo       

      

A faculdade de saúde pública da universidade de Michigan, realizou um estudo que apontou que, cansaço e tontura são os sintomas que mais aparecem em pessoas que tiveram um AVC.

O sintoma pode ser exatamente em decorrência do item anterior, um lado do cérebro que está começando a ficar dormente. Por isso não ignore, procure um médico para averiguar do que se trata.

5 – Dor de cabeça muito forte


Dor de cabeça muito forte não aparece de repente e sem motivo aparente, e pode estar sendo causado pela formação de um AVC. Isso se dá pelo fato de o fluxo de sangue cerebral estar bloqueado ou interrompido. Não subestime a dor pois, esse é um dos sinais mais claros do AVC.

6 – Dor nos ombros ou rigidez no pescoço


Rigidez no pescoço ou dor nos ombros pode ser causada pela ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro. Se você quiser saber se isso é um sinal de um AVC, faça o seguinte procedimento.

Tente tocar o seu peito com o seu queixo. Se caso você não estiver conseguindo fazer isso, e esse simples movimento nunca havia sido problema antes, é um péssimo sinal, procure imediatamente um médico.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.