Uma pesquisa que foi feita na Universidade Federal de Goiás mostrou que através da cera do ouvido o diagnóstico de muitas doenças pode ser feito incluindo o câncer. Sendo assim é possível que a doença seja descoberta na fase inicial e o tratamento iniciado a tempo para que haja chances de cura.
De acordo com a pesquisa o diagnóstico do câncer pode ser feito em até 5 horas. O método se chama cerumenograma onde a cera de ouvido é recolhida em pequena quantidade e logo em seguida enviada para o laboratório e as substâncias contidas na cera são analisadas.
É um método barato e rápido trazendo o resultado muito preciso ajudando a detectar o câncer em sua fase inicial e também a diagnosticar outras doenças, mas para que a técnica seja realmente implementada é necessário mais estudos.
A cera de ouvido tem como função principal proteger o ouvido de corpos estranhos que podem adentrar no orifício auricular, mas possui também algumas substâncias que podem mostrar como está o funcionamento do corpo e a saúde das células é uma dessas funções.
Os pesquisadores consideraram a cera de ouvido uma fonte biomarcador da saúde do organismo humano e o método pode ser muito útil e eficaz para ajudar a diagnosticar o câncer e as células da doença.
As vantagens dessa técnica é que a secreção é algo natural que é produzido pelo organismo e pode ser coletada facilmente e por não se tratar de um procedimento invasivo a pessoa pode ter a resposta de um diagnóstico em até 5 horas.
O exame tem a capacidade de identificar o câncer em seu estágio inicial e esse é a maior vantagem para o paciente já que quanto mais cedo o diagnóstico for feito maiores são as chances de cura.
A má notícia é que a técnica ainda não foi implementada nos hospitais porque não indica o tipo de câncer e o local onde o tumor está localizado e isso leva a outros tipos de exames para então se definir o tratamento adequado.
Via: tuasaude.com