Diagnóstico rápido de câncer pode ser feito através da cera de ouvido, saiba mais

O diagnóstico pode ser feito em até 5 horas.

Uma pesquisa que foi feita na Universidade Federal de Goiás mostrou que através da cera do ouvido o diagnóstico de muitas doenças pode ser feito incluindo o câncer. Sendo assim é possível que a doença seja descoberta na fase inicial e o tratamento iniciado a tempo para que haja chances de cura.

De acordo com a pesquisa o diagnóstico do câncer pode ser feito em até 5 horas. O método se chama cerumenograma onde a cera de ouvido é recolhida em pequena quantidade e logo em seguida enviada para o laboratório e as substâncias contidas na cera são analisadas.

É um método barato e rápido trazendo o resultado muito preciso ajudando a detectar o câncer em sua fase inicial e também a diagnosticar outras doenças, mas para que a técnica seja realmente implementada é necessário mais estudos.

A cera de ouvido tem como função principal proteger o ouvido de corpos estranhos que podem adentrar no orifício auricular, mas possui também algumas substâncias que podem mostrar como está o funcionamento do corpo e a saúde das células é uma dessas funções.

Os pesquisadores consideraram a cera de ouvido uma fonte biomarcador da saúde do organismo humano e o método pode ser muito útil e eficaz para ajudar a diagnosticar o câncer e as células da doença.

Escrito por Cláudia Lm

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.