O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou hoje 22/3 que todo o dinheiro recuperado pela operação lava-jato, que envolvia a Petrobras, sejam destinados ao combate do novo coronavírus. Estamos falando de aproximadamente 1,6 bilhões de reais que o país poderá contar para controlar essa pandemia.
Esse dinheiro seria inicialmente destinado a educação, decisão atendida pela Procuradoria Geral. Com isso, o ministério da saúde poderá contar com 1,6 bi de reais ao combate a pandemia que já chegou por todo o território nacional.
O chamado fundo da Petrobrás reservam recursos que devem ser destinados diretamente ao Brasil como reparação pelas fraudes em estatal. O dinheiro inicialmente iria para a educação, mas como não havia sido gasto e pelo estrago que a nova pandemia vem causando no país, decidiram redirecionar o fundo.
A decisão de Moraes, atendeu um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), mas antes que o dinheiro seja enviado ao Ministério da Saúde, o ministro ouviu o Congresso e o governo federal, que por sua vez, também acabaram concordando com a idéia.
Agora o Brasil terá recursos para lidar com essa situação da pandemia. Poderão dar continuidade as pesquisas desenvolvendo os métodos de rastreio, medicamentos ou ate vacinas.
Esse dinheiro também poderá ser destinado aos hospitais que carecem de materiais de necessidades básicas, até mesmo na compra de aparelhos muito utilizados na Unidade Intensiva de Terapia (UTI), que por ser uma doença infecciosa respiratória, e que muitos casos acabam se tornando graves, os equipamentos serão de grande uso.
Em todo território nacional, cerca de 60% dele não possui aparelhos respiratórios.
A doença aqui, esta tendo uma proliferação comunitária, e o numero de casos seguem crescendo, como também o numero de óbitos pelo covid-19. Esta doença esta acometendo mais as pessoas idosas que estão no grupo de risco.
Via: g1.globo.com