Nesta segunda-feira (20), a Organização Mundial Da Saúde (OMS) decretou que não é preciso esperar uma vacina para poder realizar a contenção da pandemia.
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, é possível salvar vidas agora, sem ter que aguardar por uma vacina eficaz.
O diretor afirmou que os países devem ter urgência em aplicar a técnica de rastreamento dos contatos dos contaminados pelo novo coronavírus. Para ele, os países só conseguirão conter a pandemia se souberem onde está o vírus. É preciso localizar e isolar os contaminados, além de rastrear também seus contatos e colocá-los em quarentena.
O pronunciamento foi feito logo após os pesquisadores da Universidade de Oxford compartilharem os resultados promissores da primeira fase de teste da vacina que estão produzindo. O primeiro grupo que recebeu a vacina, somando mais de 1000 pessoas, obteve resultado positivo, revelando que a vacina é segura e consegue ativar o sistema imune.
Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, gratificou os pesquisadores de Oxford, mas lembrou que ainda faltam muitas etapas para a produção da vacina e que esse ainda é um passo muito pequeno.
Ibrahima Socé Fall, representante da OMS na África, reafirmou a necessidade dos governos adotarem a técnica de rastreamento de contatos dos contaminados pela Covid-19. Ibrahima também relembrou que a varíola foi contida por meio dessa técnica, bem como para conter a epidemia do ebola na África.
Em relação aos aplicativos utilizados para implementar essa técnica, Ibrahima disse que são tecnologias válidas, mas que devem ser utilizadas como um complemento, não como ferramenta principal. Para ele, é prioridade utilizar agentes de saúde públicos para atuarem junto às comunidades e conterem a disseminação do vírus.
Via: g1.globo.com