Dor de cabeça pode indicar diferentes problemas de saúde, vejam quais os 4 tipos que mais afetam a vida

Dor de cabeça é um incomodo que afeta grande parte das pessoas, veja quais os tipos e tratamentos.

Dor de cabeça é um grande incomodo, quando surge afeta o humor, a concentração e o bem-estar.

Existem diferentes tipos de dor de cabeça, elas podem estar relacionadas a problemas de saúde e a estados emocionais e podem se concentrar em diferentes regiões da cabeça vindo acompanhada de outros sintomas.

PUBLICIDADE

O tratamento varia de acordo com o tipo de dor de cabeça, geralmente é utilizado remédios analgésicos e anti-inflamatórios, é necessário e importante consultar seu médico.

1. Dor de cabeça tensional

PUBLICIDADE

A dor de cabeça tensional é causada pela tensão dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, sendo resultado de má postura, má posição durante o sono, ou resultado de estados emocionais como estresse e ansiedade.

Os sintomas mais comuns deste tipo de dor de cabeça são dor em forma de pressão, dor que afeta os dois lados na nuca ou na testa, excesso de sensibilidade nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Este tipo de dor de cabeça pode ser tratada com meios naturais, massagens, banho quente, atividades físicas. Caso não melhore, é necessário tomar remédios analgésicos.

 2. Enxaqueca

A enxaqueca causa dores de cabeça mais intensas e pulsantes, elas podem surgir acompanhadas de náuseas, tonturas, vômitos e sensibilidade a luz.

Geralmente elas afetam mais sobre um lado da cabeça, tem duração média de 3 horas, podendo permanecer por 72 horas, pode prejudicar a visão e causar sensibilidade a certos aromas e causar dificuldade na concentração.

Enxaquecas são tratadas com analgésicos e anti-inflamatórios que aliviam a dor.

 3. Dor de cabeça associada a sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que podem causar dor de cabeça e na face, dor que piora quando se abaixa a cabeça ou quando se deita. Outros sintomas que podem surgir são dor aos redor dos olhos e nariz, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito.

Para aliviar e tratar os sintomas causados pela sinusite, são usados remédios anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos.

 4. Cefaleia em salvas

Cefaleia em salvas é uma doença rara, caracterizada por dor de cabeça forte (mais forte do que a enxaqueca) e lancinante, atinge apenas um lado da face e na maior parte das vezes surge durante o sono.

Pode surgir acompanhada de corrimento nasal, inchaço e vermelhidão da pálpebra e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor.

Os tratamentos para cefaleia em salvas não são muito eficazes, eles apenas amenizam a dor e diminuem a duração das crises. São utilizados analgésicos fortes e anti-inflamatórios não esteroides.

Dores de cabeça também podem surgir por causa de alterações hormonais, hipertensão ou lesões na cabeça. Se você tem dores frequentes não deixe de consultar um médico.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]