Dymka, o gato biônico com pernas de titânio impressas em 3D

Dymka, o gato que voltou a andar graças às suas quatro pernas em titânio impressas em 3D

Dymka, o gato que voltou a andar graças às suas quatro pernas em titânio impressas em 3D. Uma veterinária russa deu a um gato que perdeu seus membros ao congelar uma nova vida, amputando suas partes mortas e dando-lhe quatro próteses de titânio.

Dymka estava à beira da morte em 2018, depois de ficar ao ar livre por um longo período de tempo no inverno siberiano. As queimaduras por congelamento não deixaram outra escolha senão amputar as quatro pernas, além de cortar as orelhas e a maior parte do rabo.

PUBLICIDADE

O Dr. Sergei Gorshkov, na cidade de Novosibirsk, cuidou dela e criou quatro próteses para ela, que agora podem levar uma vida muito mais normal e se mover com muito mais facilidade.

Quanto à forma como esta gatinha acabou do lado de fora de sua casa e perdeu as patas, Gorshkov acredita que existem duas opções: ela fugiu ou caiu pela janela. “Infelizmente, o congelamento em animais é um problema muito real na Sibéria”, segundo o veterinário.

PUBLICIDADE

Para criar as próteses, Gorshkov fez parceria com especialistas da Universidade Politécnica de Tomsk. Engenheiros e designers escolheram fazer as novas pernas em titânio e em 3D para imprimi-las para garantir que se encaixassem perfeitamente.

As peças têm um revestimento especial para garantir que elas assumam a forma do seu corpo. Acredita-se que Dymka seja a segunda gata do mundo a obter próteses biônicas de quatro patas. Gorshkov também realizou o primeiro procedimento e foi bem-sucedido

Dymka levou sete meses para se recuperar totalmente da operação, mas agora acredita-se que ela voltou ao normal e se adaptou muito bem à sua nova maneira de andar.

Para tornar as coisas ainda melhores, a mulher que a encontrou à beira da morte na neve decidiu adotá-la e dar-lhe um lar onde será amada exatamente como é.

Escrito por Jaqueline Matias

Colunista e redatores iniciante especializada em receitas e quitutes culinários mais badalados do momento no nicho!