É possível uma mulher não perceber que está grávida?

Alguns sinais da gravidez podem acabar passando despercebidos, ginecologistas responde.

Uma surpresa inesperada, mostramos que os casos de gravidez surpresa não são tão raros. Para falar sobre esse assunto, conversamos com um ginecologista especialista no assunto José Bento.

Ele explicou que até o terceiro mês da gestação pode ser mais difícil perceber o crescimento da barriga porque o feto ainda é muito pequeno. Porém, após o terceiro ou quarto mês, a barriga começa a ter uma projeção.

PUBLICIDADE

Aumento da vontade de ir ao banheiro fazer xixi, o aumento dos seios, aparecimento da linha na barriga, corrimento, sono e movimentação do bebê. São alguns sinais da gestação que podem acabar passando sem ser perdebidos.

O ginecologista lembra que nem todas gravidez são iguais tem mulheres que percebem que estão gravidas logo nos primeiros meses de gestação.

PUBLICIDADE

Isso não quer dizer que a mulher, não tendo esses sintomas, não quer dizer que ela não esteja gravida ou não esteja bem.
”O fato dela não ter enjoo, não ter sono, não urinar demais, nada disso quer dizer que a gravidez não esteja correndo bem”.

José Bento explicou que o pré-natal é extremamente importante. Por isso, se a mulher sentir seja qual for o desconforto abdominal, ela precisa procurar um especialista. “Ele [o pré-natal] protege tanto a saúde da mulher quanto do bebê”.

Alguns casos

O casal Lana Maria Wigand e Arthur Felipe Wogram, ambos de 27 anos, descobriu a gravidez 19 dias antes do bebê nascer.

Segundo eles, a gravidez foi totalmente inesperada, já que a Lana não teve nenhum sintoma de gestação. Além do mais , ela estava com o ciclo menstrual regular e usava anticoncepcional.

No mês passado, uma brasileira – tripulante de um navio de cruzeiro – quase deu à luz em alto mar. No trajeto entre o porto de Santos (SP) e Barcelona, foi montada uma mega operação de resgate.
Após os primeiros atendimentos, a mulher foi içada e retirada de helicóptero do navio. Agora está tudo bem com o bebê.

Gravidez e menstruação

Não é possível menstruar grávida. A mulher pode ter um sangramentos leves até o terceiro mês, no começo do ciclo menstrual, porque o embrião ainda é muito pequeno e o saco gestacional não cobre toda parede do útero.

A descamação ocorre na parte do endométrio, onde o saco gestacional ainda não encostou. Porém, esse sangramento tem um fluxo bem menor e só dura até o terceiro mês.

Após esse período, a mulher grávida não menstrua. O que pode acontecer são os escapes e mesmo assim muito pouco.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]