Para não promover a desigualdade, professores já falam sobre o cancelamento do Enem deste ano, muitos alunos falaram sobre a concorrência de estudantes para a realização das provas dizem que a concorrência é desleal com estudantes que possuem um ensino remoto sem conseguir se preparar para o exame.
O Enem, Exame Nacional de Ensino Médio 2020 foi adiado, mas de acordo com estudantes do Rio de Janeiro essa decisão não promove igualdade, muitos estudantes estão angustiados com a realização da prova e dizem que o motivo é porque muitos não possuem acesso a celular, computadores ou internet, ferramentas essenciais para estudar e se prepararem para o exame.
Um estudante da rede estadual Fluminense, Túlio Salvador Morais de 19 anos disse: estou desanimado mesmo tendo adiado o exame do Enem, de acordo com o estudante que cursa o terceiro ano do ensino médio no colégio missionário Mário Way, nem um representante da instituição entrou em contato com ele a respeito dos estudos em meio a pandemia.
Declarou o aluno que está desanimado, pois a muito tempo não vai à escola desde o início do isolamento social, está estudando em casa com alguns livros, não tem computador nem internet e acredita que isso não vai ajudar muito na hora das provas.
Túlio acrescentou que as atividades estão sendo realizadas online, mas ele não tem internet. Para conversar com o G1 ele precisou usar um telefone emprestado de um amigo.” É difícil porque estou saindo atrás dos outros, quem está estudando por vídeo matéria fica tranquilo, mas quem não tem recursos para isso ficar apavorado completou Túlio”.
Esta preocupação pertence a muitos outros alunos da Rede Pública do Rio de Janeiro. O Enem de 2020 será adiado cerca 30 a 60 dias após a data prevista, de acordo com a professora Renata rossell de 39 anos, o Enem precisa ser cancelado no ano de 2020, de acordo com ela muitos alunos estão fora da plataforma disponibilizada, precisa ser cancelado para não haver mais desigualdade social.
Via: g1.globo.com