Enfermeira, desenha sorriso na máscara para acalmar idosa, com suspeita de Covid-19:”não poderia abraçá-la, mas, poderia fazê-la sorrir”

Em tempos de pandemia, os profissionais de saúde, não medem esforços e arrancam um sorriso de quem está mais angustiado.

Uma profissional em MS, diz a uma paciente que naquele momento , tentei algo que pudesse ajudar, e esse meu pequeno gesto comoveu. A mulher que estava muito nervosa, se acalmou e disse para a profissional”ganhou uma fã”.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira,  dentro de um “hospital tenda”, a enfermeira notou  que uma senhora de 52 anos, estava muito nervosa e procurou o atendimento por estar com os primeiros sinais do vírus.Ao ver aquela situação a profissional resolveu arrancar-lhe um sorriso.

A atitude da enfermeira ficou marcada na mulher, desabafa a enfermeira.

PUBLICIDADE

“Por ser uma pessoa quase na terceira idade, e com algumas comorbidades, infelizmente não podia estar com acompanhante por estar abaixo dos 60 anos. Até ao atendimento ela estava acompanhada pela filha, mas não pode entrar, e ficou aguardando da parte de fora, logo que ela deu entrada no ambulatório, uma vez que já e um procedimento de precaução, após ter visto todo mundo equipado.

E pude ver logo, o quanto ela estava nervosa ao ver aquele cenário. Foi nesse momento que eu pedi para ela ficar calma”, conta a enfermeira Gláucia Villiany de 45 anos. Um tempo depois, a enfermeira disse que saiu da sala.

Foi nesse momento ela teve  ideia de fazer o smile do sorrido e ao retornar  para ver como  a paciente reagiria. “Ela de imediato, começou a sorrir e no momento falou:”nossa, que legal”. E eu respondi:”eu não te posso abraçar, mas posso te fazer sorrir”.

Foi aí que eu notei que ela ficou mais aliviada principalmente com máscara, não dá para mostrar que estamos sorrindo. Foi nesse momento que ela comentou:”Você ganhou uma fã!”ressalta.

Devido à pandemia, a enfermeira relata que o ambiente se tornou ainda muito mais frio. Até porque ao mesmo tempo, nós também acabamos por nos tornar mais humanos, o ambiente acaba ficando mais gelado e temos ainda mais cuidado. Mas eu olho diversas pessoas, que chegam e nos olham como fossemos uns astronautas, então,depois de lhe tirar o  sorriso de um paciente, é sempre gratificante.

Depois do atendimento, a enfermeira conta que trocou de imediato a máscara por uma nova, uma vez que não pode estar suja, nem apresentando sinais de impureza.

 

 

Escrito por Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!