Entenda porque uma crise de asma matou a atriz Fernanda Young

A asma pode ser mais fatal em pessoas com mais de 60 anos

Essa semana faleceu a autora e atriz Fernanda Young, com apenas 49 anos a famosa teve uma crise de asma e faleceu com parada cardíaca enquanto passeava no sitio com a família.

Muito se fala em asma, mas, pouco se sabe de casos graves como o de Fernanda que pode levar a morte, a autora apresentava o quadro asmático desde criança, e a ultima crise que teve foi fatal.

PUBLICIDADE

Segundo o pneumologista Francisco Mazon, é muito raro acontecer mortes por asma no Brasil, e é mais comumente relatada em pessoas já na terceira idade, ainda segundo ele em 2017 apenas 2.477 pessoas morreram em decorrência da asma.

O medico ainda explicou que a pessoa que tem a doença deve estar sempre com acompanhamento e consultas em dia, segundo ele quando a crise é muito forte a pessoa pode vir a óbito rapidamente, para saber o risco que se corre deve-se prestar atenção as crises que ocorrem.

PUBLICIDADE

Caso ocorra uma crise grave deve-se procurar atendimento médico, além da utilização do medicamento que sempre anda com a pessoa para estes casos, em casos de crises graves a pessoa pode chegar a ficar desacordada.

Para combater a asma em momento de crise, o corpo intensifica a respiração fazendo com que a pessoa passe de 12 respirações por minuto para até 40 vezes por minuto o que sobrecarrega a musculatura que não aguenta a pressão, além de acelerar os batimentos cardíacos, já que o corpo quer mais oxigênio de forma rápida.

Como ocorreu com Fernanda, a pessoa que tem uma crise muito grave facilmente tem uma parada respiratória e consequentemente uma parada cardíaca.

Muitas pessoas acreditam que apenas a bombinha comum para quem tem asma é o suficiente na hora das crises, mas segundo o Dr. Francisco Mazon, são necessários outros remédios próprios para esse momento, e que apenas o sulfato de salbutamol ou Aerolin, não são suficientes e podem ainda piorar a situação.

O melhor remédio e para quem tem o diagnostico de asma é a prevenção, estar sempre com acompanhamento medico em dia e os remédios na dose certa em mãos pode salvar a vida de alguém em momento de crise.

 

Escrito por Julia Carolina

Gosto sempre de trazer novidades e curiosidades para manter o publico informado no dia dia, sigo a linha de noticias infantis e voltadas ao publico materno, alem de receitas e remédios caseiros.