Entenda o que é o tromboembolismo pulmonar; doença que matou o cantor Maurílio

Entenda mais sobre essa doença que vitimou o cantor sertanejo Maurílio, da dupla com Luiza

O cantor Maurílio, bastante conhecido no ramo sertanejo por formar uma dupla com a cantora Luiza, acabou morrendo na tarde desta quarta-feira, dia 29, em decorrência de um quadro de tromboembolismo pulmonar.

O cantor, que tinha 28 anos, permanecia internado desde a madrugada do dia 15 de dezembro. O mesmo, passou mal enquanto realizava a gravação de um DVD, no momento em que caiu no palco e precisou de ser socorrido por Luiza e por um produtor.

PUBLICIDADE

O que é tromboembolismo pulmonar?

O tromboembolismo pulmonar, se dá quando um coágulo de sangue entope um vaso sanguíneo do pulmão, impedindo dessa forma, a passagem de sangue, o que resulta na morte progressiva da parte que foi afetada, o que por sua vez, provoca dores ao respirar e uma grande falta de ar.

PUBLICIDADE

Em decorrência da dificuldade em respirar e às lesões presentes no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue é diminuída e todos os órgãos do organismo são afetados, especialmente se existir muitos coágulos, ou se o embolismo persistir por um longo período.

De acordo com o médico do artista, Wandervan Azevedo, quem acompanhou o caso desde o início, Maurílio chegou até mesmo a ter três paradas cardíacas, o que fez com que ele tivesse de ser sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ele sofreu também uma lesão renal e foi submetido a hemodiálise. Quando foi 17 de dezembro, a sedação foi interrompida, para que os médicos pudessem avaliar as condições neurológicas do cantor, e após um dia, foi informado pelo hospital que ele apresentava quadro de melhora.

No dia seguinte, ele começou a respirar por conta própria e a esposa, Luana Ramos, ficou muito emocionada com seu avanço. Porém, de uma hora para outra, o quadro dele foi piorando.

No domingo ele teve problemas na respiração, remédios tiveram de ser trocados, contudo, na terça, Maurílio apresentou muito mais dificuldades, o que fez com que seu quadro ficasse irreversível.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.