Escola de Suzano reabre as portas nesta segunda (18)

A escola Raul Brasil, em Suzano - SP, reabre as portas nesta segunda-feira, 18 de março, mas não há previsão de aulas.

Nesta segundas feira, 18 de Março de 2019, a escola Raul Brasil, na cidade de Suzano, zona leste de São Paulo, que na semana passada foi devastada por atiradores, reabre suas portas.

Segundo informações, à partir das 10 horas do dia de hoje, a Escola Estadual, que na semana passada sofreu uma invasão por dois jovens, que dispararam tiros contra alunos e funcionários, reabrirá as portas para acolher especialmente os funcionários que desejarem atendimento psicológico.

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo informou que tanto professores, como demais funcionários, serão recebidos e receberão apoio psicológico da USP – Universidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

À partir de terça-feira, 19 de março, então, a escola abrirá as portas para receber os alunos, os quais participarão de atividades de apoio psicológico também, como roda de conversa, oficinas, depoimentos e compartilhamentos de experiencias e boas práticas, ente outras atividades.

No dia seguinte, quarta-feira, dia 20 de março, a escola Raul Brasil, recebe então os pais, a comunidade e demais familiares das vítimas para realizar o mesmo trabalho de apoio psicológico.
Em depoimento, o prefeito de Suzano, sr. Rodrigo Ashiuchi, declara considerar que a reabertura da escola é fundamental para receber alunos, funcionários, familiares e comunidade e que este trabalho de apoio psicológico é importante nesse momento de buscar se reerguer.

Segundo o prefeito, viver e respeitar o luto das pessoas é fundamental, mas receber apoio psicossocial é fundamental neste processo também.

O acolhimento das pessoas, segundo a prefeitura de Suzano, será realizado pelo CAPS, Centro de Atenção  Psicossocial, com o apoio do Instituto de Psicologia da USP.

Para esta primeira semana então, não há previsão  de retorno às aulas em virtude do trabalho psicológico que será realizado.

A escola, que ocupa uma grande quadra em sua localização na cidade de Suzano, está passando por reformas. Muros brancos estão tomando cores e o ambiente está sendo revitalizado justamente para transmitir uma nova imagem, mais aconchegante inclusive, para aqueles que retornarem para a escola.

Ainda, apesar de todo o trabalho, o que se espera é que em algum momento as pessoas possam voltar a se sentirem seguras no ambiente escolar que, de maneira geral, é sempre um lugar onde todos “deveriam” se sentir seguros.

Escrito por Pedro Machado

Apaixonado por marketing digital, colunista em diversos sites e páginas do facebook. Trabalhando como redator autônomo há mais de 5 anos. Contato: [email protected]