Esgotamento Psicológico é sinal de Fraqueza?

O esgotamento psicológico ao contrário do que se imagina está ligado ao excesso de força de uma pessoa e não na fraqueza.

Um conjunto de reações do nosso corpo que causam uma extrema exaustão mental, e que na maioria das vezes é acompanhado por falta de força física.

São inúmeras as causas do esgotamento psicológico, mas todas ligadas ao excesso de entrega a certa atividade, quer seja ela no âmbito profissional quanto pessoal ou mesmo nas funções cotidianas.

PUBLICIDADE

Nem sempre os indícios de um esgotamento são claros, são pequenos detalhes que no fim se transformam em uma avalanche. Atualmente o excesso de atividades desempenhadas no dia-a-dia tem sido a alavanca para o Esgotamento Psicológico e é importante reconhecer os sinais para evita-lo. Quando começamos a produzir mais do que recebemos começamos a ficar no negativo e esse é o ponto de início. Os dias passam a ser menores e apesar de conseguirmos fazer tudo, não temos tempo suficiente para descansar, não temos tempo para nós mesmos, pode ocorrer falta de carinho ou compreensão de pessoas a nossa volta e nem sempre procuramos equilibrar essa equação que está no negativo.

Sinais que o corpo envia para evitar um esgotamento.

1. Perda de energia – O cansaço físico é um reflexo da exaustão psicológica. O simples ato de acorda já te faz pensar que não conseguirá cumprir todas as tarefas do dia.

2. Irritabilidade – Hipersensibilidade, perda do autocontrole.

PUBLICIDADE

3. Insônia – não conseguir dormir ou descansar durante o sono.

4. Anedonia – Não conseguir desfrutar de pequenos prazeres da vida que antes te deixavam feliz.

5. Perda de motivação – Surgimento de sentimentos de desencanto, decepção, desespero, e a falta de vontade de melhorar.

PUBLICIDADE

6. Falhas na memória – Falta de interesse e atenção pode levar ao lapso da memória.

7. Pensamento lento – Coisas que você desenvolvia com rapidez começam a te exigir mais tempo. Sua mente demora a responder aos estímulos.

Que tipo de pessoa pode ter Esgotamento Psicológico?

Todos em algum momento da vida podem passar por um esgotamento Psicológico, especialmente quando passamos por algum trauma, uma perda significativa, e momentos de alto stress. Mas algumas pessoas, com características específicas de personalidade podem ser mais vulneráveis a essa exaustão mental.

• Os perfeccionistas – São pessoas que por natureza exigem muito mais de si mesmos, e isso pode gerar uma sobrecarga em longo prazo.

• Dificuldade para delegar – Pessoas que acham que o trabalho não poderá ser feito com qualidade por outras pessoas além delas mesmas. Isso causa um excesso de responsabilidade e gera mais stress.

• Empáticas – Costumam assumir o problema dos outros como se fossem seu.

• Incapacidade de relaxar – Algumas pessoas acham mais difícil relaxar e se desconectar do que outros. É como se o seu cérebro estivesse funcionando sempre na potência máxima.

Nem sempre é fácil identificar ou assumir que você está com Esgotamento Psicológico. O primeiro sentimento será o de fraqueza, pensar como foi possível uma pessoa sempre tão determinada e batalhadora chegou a esse ponto. Exatamente essa determinação e força que te levou a esse estágio de profundo cansaço e desânimo. O lado positivo é que essa situação pode ser evitada e contornada. Para isso você deve antes de tudo identificar os sinais e agir.

Como lidar com o esgotamento psicológico?

1. Descansar – Encontrar um ponto de equilíbrio entre suas atividades e o tempo livre. Tire um tempo para relaxar. Crie hábitos diários para as refeições e descanso.

2. Prioridades – Faça um planejamento do seu dia e o siga.

3. Realidade – Não tem como ser super-herói, por isso é necessário ser realista quanto ao volume de tarefas do dia.

4. Seja compassivo – Mediante a realidade do que você consegue cumprir você deverá manter um discurso consigo de paz consigo mesmo, aceitando o seu tempo, sem recriminar ou se criticar.

5. Reencontro – É importante criar um espaço para si mesmo. Ter um momento para fazer algo que te traga prazer e satisfação, ou simplesmente, um momento para respirar e se conectar com suas necessidades, sonhos e desejos.

 

PUBLICIDADE