Ana liris de 18 anos fazia ciências biológicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e para ajudar em casa nas despesas dava aula de reforço para crianças.
Ela conseguiu uma vaga na faculdade estudava sozinha usando o livros gratuitos, Ana conta que o livro é muito caro e precisava pegar emprestado, assistia Live nas redes sociais e vídeos que eram publicados de graça na internet.
Todo esforço de Ana valeu a pena ela foi aprovada em primeiro lugar na Universidade Federal Fluminense.
Segundo a faculdade as cotas são para alunos de famílias que tem uma renda de r$ 1.650 por pessoa, Ana conta que ficava no quarto o tempo todo sozinha e assistia o vídeo e estudava, com todo esforço e dedicação ela conseguiu uma nota de 960 pontos.
Ela sabia que não seria nada fácil mas esse sempre foi seu sonho e para conquistar isso precisava estudar muito, não conseguia pagar uma aula particular porque os pais não tinham condições de pagar as mensalidades, então ela decidiu estudar sozinha com livros gratuitos e vídeos publicados na internet.
Felizmente foi aprovada e irá começar a cursar ciências biológicas e continuará fazendo enfermagem em uma universidade pública.
Ana conta que as dificuldades financeiras da família não permite que ela escolha uma faculdade, mas a família apoia muito e ela se dedicou.
O tempo dela precisava ser dividido entre faculdade atividades online e o trabalho que tinha como professora. Ana disse que essas cotas são difíceis para alunos de escola pública, precisam de dedicação e esforço, mas felizmente ela conseguiu batalhar e conquistar esta vaga.
Ana é um exemplo para muitos alunos de escola pública que sonham com uma faculdade.
Via: g1.globo.com