Estudante da Rede Pública estuda com vídeos gratuitos e livros emprestados e é aprovada em 1º lugar na Universidade Federal

“Livro é muito caro, não dá, né? Os que eu tinha, devolvi na escola”, conta. A solução que encontrou foi assistir a lives em redes sociais e a vídeos gratuitos sobre os conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ana liris de 18 anos fazia ciências biológicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e para ajudar em casa nas despesas dava aula de reforço para crianças.

Ela conseguiu uma vaga na faculdade estudava sozinha usando o livros gratuitos, Ana conta que o livro é muito caro e precisava pegar emprestado, assistia Live nas redes sociais e vídeos que eram publicados de graça na internet.

PUBLICIDADE

Todo esforço de Ana valeu a pena ela foi aprovada em primeiro lugar na Universidade Federal Fluminense.

Segundo a faculdade as cotas são para alunos de famílias que tem uma renda de r$ 1.650 por pessoa, Ana conta que ficava no quarto o tempo todo sozinha e assistia o vídeo e estudava, com todo esforço e dedicação ela conseguiu uma nota de 960 pontos.

PUBLICIDADE

Ela sabia que não seria nada fácil mas esse sempre foi seu sonho e para conquistar isso precisava estudar muito, não conseguia pagar uma aula particular porque os pais não tinham condições de pagar as mensalidades, então ela decidiu estudar sozinha com livros gratuitos e vídeos publicados na internet.

Felizmente foi aprovada e irá começar a cursar ciências biológicas e continuará fazendo enfermagem em uma universidade pública.

Ana conta que as dificuldades financeiras da família não permite que ela escolha uma faculdade, mas a família apoia muito e ela se dedicou.

O tempo dela precisava ser dividido entre faculdade atividades online e o trabalho que tinha como professora. Ana disse que essas cotas são difíceis para alunos de escola pública, precisam de dedicação e esforço, mas felizmente ela conseguiu batalhar e conquistar esta vaga.

Ana é um exemplo para muitos alunos de escola pública que sonham com uma faculdade.

 

Escrito por Informe Cl

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.