O animal já aprendeu a distinguir alguns sinais de Libras (linguagem para surdos). Esta história faz parte de outras tantas, que podemos acompanhar no dia a dia, mas esta história tem algo diferente e muito emocionante.
Além disso, este caso chamou a atenção na Diretoria de Bem-Estar Animal situada em Florianópolis nos últimos dias. Um cãozinho de 11 meses, foi rejeitado por uma família, após saberem que ele era surdo. Mas gracas a um estudante, que tem o mesmo problema característico do animal, ou seja também é surdo adotou.
O jovem que é doutorado em estudos de tradução da UFSC, mora com 3 pessoas, sendo 2 deles surdos. João Gabriel Duarte Ferreira, que adotou o animal, é o terceiro filho de pais surdos. Ele e os colegas já tinham uma cadela, mas o estudante queria um cachorro que tivesse a mesma aparência física dele, surdo.
Foi aí que um dos amigos que moram na mesma casa, viu o animal numa rede social do Dibea, e falou para o estudante . O animal com nome de Jögan, tinha sido acolhido por uma família adotiva com 45 dias, sendo depois devolvido com pouco mais de 30 dias.
Foi então que João entrou de imediato em contato com a associação de Bem-Estar dos animais, e propôs em adotar Jögan. O processo de avaliação da proposta foi curta, em apenas 3 dias o cachorrinho já está com a nova família.
O estudante e seus colegas, estão muito felizes com o animal. Já criaram laços de empatia, devido a ele também ser surdo. Ele está feliz, por ser um amiguinho também surdo, assim se adaptando a todas as estratégias para a residência onde habitam.
Assim como apagar e ligar a luz, é um dos sinais que o cachorrinho entende para o chamar. O seu novo dono, acrescentou que o animal se entende muito bem com a outra cadela Gabi, que já era membro da habitação onde ambos residem. Além disso ele é muito calmo, doce e bem comportando, e o melhor ainda ele aprende muito rápido.
Confira Jögan e Gabi:
Já aprendeu alguns sinais de Libras, e desde a última quinta aprendeu os sinais mais básicos como passear, pedir para ir á rua, esperar, acrescentou o seu novo tutor. Queremos dar os parabéns ao estudando pelo seu lindo gesto, sabemos que o animal está feliz com seu novo dono, e seus colegas, e também com a cadelinha Gabi.
Ainda para fazer mais feliz, o grupo resolveu fazer um churrasco, confira a imagem:
Via: g1.globo.com