“Eu me sinto na fase mais difícil de uma guerra”, o relato de uma enfermeira que atua num hospital lotado de pacientes com Covid-19 do RS

Enfermeira que trabalha em Rio Grande do Sul, fala um pouco da sua rotina no hospital cheio de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Ana Paula Lemos, é enfermeira e foi chamada para a UTI para realizar uma transfusão, no qual não estava preparada para o tal, nem muito menos imaginar o que iria assistir. Naquele momento Ana, estava junto de um paciente, que precisava de uma transfusão, e implorava para ser entubado.

Ele já estava com falta de ar e dores, no qual queria ser sedado, perder a consciência e deixar de sentir. A enfermeira, disse que o paciente estava consciente, apenas implorava para ser entubado, porque não estava mais a conseguir  respirar.

PUBLICIDADE

Chocada ela diz que aqueles instantes, deixou ela muito triste, porque ele pedia para respirar, sem saber das consequências se voltaria a viver. O pedido do homem foi atendido, e ele foi intubado, mas uns dias depois não resistiu e morreu.

A profissional, é coordenadora da área de transfusão de sangue, da unidade hospitalar Tacchini, em Bento Gonçalves. Atualmente o estado encontras-se próximo do colapso do sistema de saúde, e acionou a fase mais crítica do plano de contingencia contra a doença.

PUBLICIDADE

Ela conta ainda, que estão praticamente com cem por cento de ocupação. No possuem de três UTIs. Ela diz que uma delas é apenas para pacientes com a doença, E que está completamente completa dos leitos. No qual tem outras alas de UTIs, que também já atingiram a lotação máxima.

Ela diz ainda, que todas as cirurgias eletivas foram suspensas. No qual atualmente estão a trabalhar com as situações mais emergentes. No qual a entrada da visita foi totalmente restrita . Agora os pacientes não podem estar com acompanhantes, para reduzir o minimo de pessoas e apenas conversam com a família através de vídeo.

Escrito por Carla Sofia

Sou especialista em Receitas, dicas e saúde! Gosto sempre de estar atualizada de novas receitas e formas medicinais!