Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro revelou que seria liberado um auxílio aos trabalhadores autônomos, para que os mesmos pudessem ficar em casa e enfrentar esse momento de crise diante da pandemia em que nos encontramos.
O ex-presidente, Luiz Inácio da Silva, o Lula, se pronunciou sobre a decisão, e pediu para que o governo se apressasse para a liberação do dinheiro, que foi estipulado em R$600.
Segundo Lula, a população que receberá esse auxílio não pode esperar, uma vez que os mesmos dependem do que produzem para sobreviver, e caso demore mais, terão que ir para as ruas trabalhar para conseguir colocar comida na mesa.
‘’A única forma do povo se defender do coronavírus é ficando em casa (…) A fome tem pressa. E a única forma é o povo receber logo esse dinheiro’’, explicou o ex-presidente da república.
Segundo informações, o projeto já fora aprovado na última segunda-feira, 30 de março, mas está em andamento, aguardando somente a sanção do presidente, Jair Bolsonaro, para que o valor seja imediatamente liberado aos trabalhadores.
A pandemia causou uma crise no país, onde muitas empresas fecharam, comércios, escolas, fazendo com que muitas pessoas ficassem em casa para permanecerem seguras do vírus.
A disseminação do Covid-19 é rápida, e pode ser letal para algumas pessoas que englobam o grupo de risco, para isso, foram evitadas as aglomerações, eventos e o fluxo de pessoas na rua, e por isso, para que muitas microempresas não fechem e trabalhadores autônomos não fiquem sem um sustento básico, foi estipulado esse valor para essas pessoas.
Lula enfatiza que a ‘fome tem pressa’, e que de nada adianta se demorar a liberação do dinheiro, pois muitos já estão sem o que comer em suas casas nesse período de quarentena.